26/02/2016
O marketing político existe e é uma ferramenta importantíssima para qualquer um que queira se candidatar a um cargo público.
São muitos os exemplos de políticos que lançaram mão dessa estratégia para conquistar corações e mentes. A primeira eleição de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, em 2008, é uma das muitas histórias que demonstram sua eficácia.
Negro e filho de mulçumanos, o candidato era pouco conhecido e tinha pouca experiência. Mesmo assim, sua capacidade de se posicionar bem nas mídias, principalmente no ambiente digital, o levou à Casa Branca.
Para ser eficaz, o marketing político deve ter como foco a formação de uma boa imagem em longo prazo, por isso requer muito planejamento. Conheça algumas das etapas envolvidas no processo:
Pesquisa sobre o eleitorado
Este é o começo de tudo. Não adianta sair atirando para todos os lados. É fundamental começar com uma grande pesquisa sobre seus possíveis eleitores e suas necessidades. É daí que você vai tirar informações valiosas para planejar suas futuras ações.
Inspiração vinda do partido
A “marca” do candidato - ou seja, seu partido - também é importante e deve ser condizente com o que o político pretende colocar em prática. Cruzando o posicionamento ideológico da legenda com os dados sobre o eleitorado, é possível construir a imagem que será projetada.
Construção da imagem
Aqui o foco da equipe deve ser tornar o candidato conhecido pelo maior número possível de pessoas. Mas também é importante que ele seja diferenciado dos seus concorrentes.
Cuidado: aparecer em excesso pode ser ruim para sua imagem, forçando uma relação inexistente e gerando marketing negativo. Lembre-se, sempre, de que é preciso analisar todos os pontos de sua campanha para criar uma estratégia eficaz. A imagem do político é formada de acordo com suas qualidades pessoais, suas ideias, planos de ação e imagem pública.
Tema
É importante que o tema da ação política também seja definido nesta fase. E aqui, diferentemente do que é indicado para a imagem do candidato, quanto mais o tema for repetido, melhor. Essa é uma forma de memorização eficaz.
No entanto, não use as mesmas peças para divulgar a campanha. Aposte em apresentações variadas para chamar a atenção dos seus eleitores.
Linguagem
Definido o seu target, estabeleça a linguagem que será usada durante o marketing político. Ela deve ser clara, objetiva e coloquial, o que alcança mais pessoas.
Não adianta querer falar da mesma forma com empresários, que podem apoiar sua campanha, e com pessoas de baixa renda, que também têm interesse em seguir você. Use estratégias diferenciadas.
E saiba que todas as suas posturas e posições são analisadas, fazendo com que tudo deva ser pensado nos mínimos detalhes.
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