26/02/2016
Não tem como evitar. Qualquer consumidor, ao entrar em uma loja, é inundado por uma série de produtos e ofertas das mais diferentes espécies. E, para que sua marca sobreviva a essa enxurrada de informação, é preciso se destacar entre os concorrentes na prateleira.
Essa é a função do merchandising, um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar melhor seu produto no ponto de vendas - e na cabeça do consumidor.
Dados comprovam o impacto de mostrar seu produto de forma atraente. De acordo com pesquisa da Deloitte Consulting, 70% das decisões de compras são feitas no local de venda. Somente 10% dos itens expostos são percebidos pelos consumidores, e a atenção do cliente se fixa em um objeto apenas por 2 a 10 segundos.
Convencido da importância do merchandising? Então confira algumas dicas para ter mais sucesso em suas vendas.
Trace uma estratégia
Em primeiro lugar, você deve fazer um planejamento que defina como será a comunicação de seus produtos, pensando nos objetivos que quer alcançar com cada ação. A estratégia deve levar em conta o perfil, a necessidade da marca e a quem se destina a ação.
Defina o perfil do cliente
Esse passo está totalmente associado ao primeiro. Para que você saiba quem quer atingir, é necessário definir quem é o seu cliente. Para isso, vá a campo e converse com as pessoas que compram seus produtos.
Levante as características do produto
Defina a imagem e o conceito do produto que você quer passar ao cliente. Isso permitirá que diferencie sua ação de outras feitas pelos concorrentes, o que é crucial em um ambiente tão competitivo.
Pense no ambiente
De nada adianta criar uma ação diferenciada e criativa se você não pensar no local onde ela será executada. Não tome a decisão do que será feito apenas dentro da sala de reuniões. Vá até o local para saber o que ele admite ou não.
Leve em conta a poluição visual e sonora que já existe ali e examine bem o espaço que você tem para pôr as ideias em prática.
Lembre-se de que um dos pontos mais importantes na estratégia promocional é a visibilidade que o seu artigo terá.
Veja com os olhos do cliente
Tenha equilíbrio na hora de colocar o plano em prática, visto que o ponto de venda já tem muitas opções de divulgação dos mais variados produtos. Pense como se você fosse o consumidor e cuide para que não haja exageros.
Além disso, ouça o cliente e verifique se ele entendeu a campanha proposta e se ela está dando resultado.
Pense de forma simples
Você sempre deve ter como foco o benefício que pretende dar ao consumidor. Por isso, nada de usar rococós ou linguagens que não sejam adequadas ao seu produto e público-alvo.
Os pontos básicos a seguir, para que você tenha sucesso com o merchandising, são: passar as informações básicas sobre o produto, fazer com que ele fique visível e dar destaque à sua marca. Não invente demais!
Aposte no cross-merchandising
Essa é uma ferramenta que está sendo muito usada, já que associa a venda de um produto à compra de outro. Colocar o queijo ralado perto do macarrão não é mera coincidência.
Se você reparar, muitas empresas criam displays e deixam perto das embalagens de produtos relacionados aos seus artigos para que o consumidor se lembre de comprar o seu produto quando estiver riscando da lista outro componente. Use essa artimanha para aguçar o apetite de compra dos seus clientes.
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