26/02/2016
Um dos pilares da gestão empresarial é a contabilidade gerencial. É ela que conecta os gestores às informações financeiras da empresa e os mostra o caminho a percorrer para melhorar a lucratividade do negócio.
O orçamento empresarial e a finança corporativa ajudam a construir o panorama real da situação em que o business se encontra, das projeções futuras e dos dados a serem fornecidos para acionistas. O objetivo é viabilizar o controle empresarial por meio de orçamentos, relatórios de custos e desempenho, que expõem as falhas, revelam como corrigi-las e onde se deve canalizar o investimento.
Segundo o consultor de empresas Jonathan Byrnes, em artigo publicado na Harvard Business School, a contabilidade gerencial tem quatro elementros-chave: gestão de rentabilidade, seleção de relacionamentos em contas, caminhos de migração de produtos e planejamento de contas. Além disso, os gestores devem fornecer aos representantes de vendas esse panorama da contabilidade, para que eles possam entender as necessidades da empresa e quais tarefas devem ser realizadas nas diferentes contas.
Primeiro pilar, os representantes devem assegurar os negócios mais lucrativos, obter melhores resultados deles, ajudar a manter a margem de lucro e reduzir os investimentos menos lucrativos.
A seleção de relacionamentos, por sua vez, pode decidir a lucratividade de uma empreitada. Eles podem variar desde parcerias operacionais com o cliente, para configurações como gerenciamento de fluxo de produto, até relações puramente comerciais que caracterizam interações comprador-fornecedor. É fundamental entender qual o tipo de relação que se encaixa em determinada conta.
Na maioria das empresas, produtos e serviços podem ser estruturados de tal forma a aprofundar o relacionamento dentro da conta. Por exemplo, permitir que pessoas de setores operacionais e de vendas entrem em contato com gerentes de alto nível, sem que seja necessário contratar terceiros com contatos pré-existentes. Com a estratégia, o representante de vendas pode obter informações confiáveis sobre seus clientes e consumidores.
Planejamento de contas prevê o gerenciamento do processo de tomada de decisões por parte do representante de vendas. Nessa etapa do gerenciamento, ele vai desenvolver um perfil de conta com histórico, volume de vendas, margem de lucro, necessidades do consumidor. Vai identificar o alvo, o que ele busca e determinar como abrir cada uma das portas do negócio. Depois, criar um plano de ação com etapas, métricas, recursos e metas.
O sucesso da contabilidade gerencial está em deixar claro um bem estruturado processo para os representantes de vendas. Assim ficam explícitas quais tarefas devem feitas em cada interação com os clientes e consumidores para que haja resultados mais lucrativos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93