01/03/2016
Devido aos recentes acontecimentos decorridos da Operação Lava-jato, com as principais empresas que trabalham junto às obras de infraestruturas do governo federal, envolvidos nos escândalos de corrupção, assim alguns assuntos são distorcidos facilmente em nosso país, principalmente o desenvolvimento logístico do Brasil.
Já estamos em uma linha de pensamento que a área de logística irá ficar estagnada, que o país irá perder mercado e sua competitividade devido a nossa logística interna. Diversas comparações com outros países surgem, como a china, que em 2014 já fez o equivalente toda a infraestrutura existente no Brasil, e que nós somos atrasados na questão logística. Misturar logística com infraestrutura, é prejudicar o setor e os profissionais logísticos e contribuir para que nesse momento as empresas não criem mecanismos de aumento de competividade.
Logística não é infraestrutura: rodovia, ferrovia, aquavário, marítimo, aeroviário, dutos, e portos são modais ou estruturas para realizar a logística. Os profissionais da logística tem que entender, procurar fazer o fácil, e não usar a falta dessas infraestruturas como justificativas.
A Logística iniciou-se e desenvolveu-se nas primeiras guerras no passado e os militares eram responsáveis em planejar e executar os projetos, armazenamentos, transporte, distribuição de veículos e armamentos.
Atualmente, a logística é um processo de planejamento, operação e controle de fluxo de informações, produtos e serviços das industrias e centros de distribuições até o consumidor final ao redor do mundo, tendo sempre em vista a satisfação do cliente.
Portando, os profissionais da logística neste momento deve prover principalmente a redução de custos das empresas, beneficiando das infraestruturas existentes atual, tendo sempre em vista a satisfação do cliente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduado em logística e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Experiência na área de logística e varejo há mais de 18 anos, com destaque nas ferramentas da área de logística nos cargos de supervisão, coordenação e gerência em empresas nacionais e multinacionais. Professor Logística Empresarial e Negociação Internacional no Centro Paula Souza de São Paulo
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93