Liderança de resultados

Liderar é uma arte
Liderar é uma arte

Administração e Gestão

21/03/2016

Liderança forte, comprometida com os objetivos da organização e com estratégia clara, é a única maneira de produzir resultados em termos de mais clientes, mais vendas e maiores lucros. Quando os colaboradores decidem respeitar o seu líder, eles observam o que o seu principal gestor pensa e faz, de modo que acabam conhecendo bem quem realmente está à frente da engrenagem que move a estrutura.

Os colaboradores usam a capacidade de observar o seu líder para julgar se ele é honroso e confiável, ou apenas um profissional egoísta que abusa da autoridade.

Um bom líder tem um caráter invejável e está claramente focado em servir a sua organização. Diante dos olhos dos seus subordinados, a sua capacidade de liderança representa o incentivo e o caminho mais seguro para correr riscos na busca por inovações e resultados ambiciosos. As atividades do líder têm a capacidade de influenciar os resultados da empresa e o bem-estar dos colaboradores.

O australiano Brad Sugars, fundador da Action Coach International e reconhecido como o coach empresarial número 1 do mundo, tem compartilhado a sua visão sobre as três áreas chaves onde um líder respeitável deve concentrar-se:

  • Ser – o que o líder é (suas crenças e valores)
  • Saber – aquilo que o líder sabe ou conhece (atividades da sua área, comportamento humano)
  • Fazer – o que o líder faz (implementa, cria, motiva, proporciona direção)

Essas três áreas que devem ser foco do líder, por extensão, conduzem à fórmula para um profissional de êxito (SER + FAZER = TER).

O que faz com que uma pessoa tome a decisão de seguir um líder? As pessoas têm o desejo de ser conduzidas por quem elas respeitam e por quem é capaz de ter um senso claro de direção. Para conquistar o respeito, os líderes precisam ser éticos e capazes de transmitir uma visão forte e segura do futuro.

Comunicação é a principal ferramenta da liderança

Estudos recentes sobre clima organizacional comprovaram que confiança nas altas lideranças é o principal indicador da satisfação dos colaboradores em uma organização.

A eficiência da liderança na comunicação em três áreas críticas é a chave para a conquista da confiança:

  • Ajudar os colaboradores a compreender as estratégias do negócio.
  • Ajudar os colaboradores a entender como eles podem contribuir para o alcance dos principais objetivos.
  • Compartilhar informações com os colaboradores sobre o andamento da empresa e principalmente sobre o desempenho de cada departamento em relação aos objetivos estratégicos.

Portanto, basicamente o líder deve ser merecedor de confiança e apto a comunicar a sua visão sobre o cenário atual e onde se pretende chegar.

Os 10 princípios da liderança

  1. Conhecer a si mesmo e buscar sempre a melhoria. Para conhecer a si mesmo, é necessário compreender os atributos do seu “ser”, “saber” e “fazer”.
  2. Ser tecnicamente proficiente. O profissional líder deve conhecer muito bem o seu trabalho e é desejável ter sólidos conhecimentos das atividades dos seus colaboradores.
  3. Ter responsabilidade por suas ações. Buscar por diferentes maneiras de guiar a organização ao alcance dos objetivos. E quando as coisas não forem tão bem, não culpar os outros, e sim assumir a responsabilidade pela situação.
  4. Tomar decisões sensatas e oportunas. Fazer uso de ferramentas de planejamento, solução de problemas e tomadas de decisões.
  5. Tornar-se um exemplo, um modelo a ser seguido pelos colaboradores. Eles acreditam no que vêem, e não no que ouvem.
  6. Conhecer a sua equipe e zelar pelo bem-estar. Conhecer e respeitar a natureza humana e a importância de proporcionar cuidados aos colaboradores de forma verdadeira.
  7. Manter os colaboradores informados. Saber como se comunicar com a equipe, superiores e outras posições chaves dentro da empresa.
  8. Desenvolver entre os colaboradores o senso de responsabilidade, propriedade e prestação de contas. Esses três aspectos contribuem muito para o desenvolvimento profissional das pessoas.
  9. Assegurar que as tarefas sejam claramente compreendidas, supervisionadas e realizadas. Comunicação é a chave para essa responsabilidade.
  10. Treinar os colaboradores para que sejam uma equipe de alto desempenho. Ao desenvolver o espírito de equipe, o líder conduz a empresa ou mesmo um simples departamento ao máximo da sua capacidade.

O processo para uma grande liderança

  • Inspire uma visão (meta) a ser compartilhada. Em seguida, compartilhe essa visão de uma maneira que possa ser facilmente compreendida pelos seguidores.
  • Desafie o processo. Primeiro, encontre um processo que mais necessite ser melhorado.
  • Permita que as pessoas atuem. Disponibilize ferramentas, autoridade e métodos para que resolvam problemas ou necessidades por conta própria.
  • Mostre como fazer. Quando um processo apresenta-se como complexo ou difícil, é hora de entrar em ação. Um chefe diz aos outros como fazer; um líder mostra que a tarefa pode ser feita.

Líderes de sucesso são capazes de encorajar e dividir as conquistas com os seus colaboradores; as dores devem ser guardadas em seu próprio coração. No campo das relações humanas, algumas palavras essenciais são a sua bandeira:

As 6 palavras mais importantes: “Eu reconheço que cometi um erro.”
 As 5 palavras mais importantes: “Você fez um excelente trabalho”
As 4 palavras mais importantes: “Qual a sua opinião?”
As 3 palavras mais importantes: “Você, por favor.”
As 2 palavras mais importantes: “Muito obrigado”.
A palavra mais importante: “Nós”
A palavra menos importante: “Eu”
 
 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Renan Gomes Brandão Dable

por Renan Gomes Brandão Dable

Hoje autônomo, já dirigiu gerentes de vendas em Manaus (AM) e em 2 imobiliárias de grande porte em São Paulo (SP), trabalha há 10 anos no mercado imobiliário proporcionando ótimos investimentos a clientes. É formado em Técnico em Transações Imobiliárias pelo Instituto Monitor, cursa Direito e foi formado no CPOR/SP como oficial do Exército no serviço de Intendência. Filho e irmão de advogados.

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