Tenho lido algumas matérias que falam sobre o dia da mulher
Administração e Gestão
24/03/2016
Tenho lido algumas matérias que falam sobre o dia da mulher e suas comemorações. Claro que o varejo é a quem mais interessa praticar ações e promoções para um comércio bastante fraco nestes últimos meses, amargando um natal com queda nas vendas e neste período de liquidação não muito animador.
Assim inúmeros shoppings estão promovendo pelo país o que acreditam ser um eterno atrativo para consumidoras, um “dia de beleza”.
Tirando de lado as questões da oferta em si, me parece que os shoppings principalmente focam suas ações em um público equivocado, ora por valores astronômicos a serem gastos para concorrer a algum prêmio – como gastar R$600 a 800,00 em um único dia para concorrer a um carro – ora por oferecer serviços gratuitos como maquiagem, tratamento de pele e cabelos, cursos, palestras ou oficinas, entre outras ofertas na data comemorativa que se aproxima, por exemplo.
Explico.
A promoção parece até razoável, receber mimos e sair mais bonita é uma busca feminina. No entanto a promoção requer: cadastramento no site ou no balcão SAC; retirada de senha ou ordem de chegada; vagas limitadas; horário determinado; as primeiras que chegarem ou postarem uma foto, preencher fichas e imprimir vouchers… e por aí vai. Que tipo de promoção é esta e para quem?
Muito provável que o desgaste e a insatisfação das consumidoras sejam infinitamente maiores que os benefícios que pretendiam receber por meio de uma promoção atraente, mas que tenha tantas etapas e tantas regras, sem mencionar a promoção de um único dia, em uma terça-feira!
Neste momento me pergunto por que não fazem o básico? Oferecer uma semana de descontos, compra-ganha (com valores razoáveis), brindes para todas… são tantas possibilidades que estimulariam as vendas de maneira geral, para todas as lojas, que certamente o sucesso estaria mais garantido.
Tenho a impressão de que o e-commerce sairá ganhando, pois além da facilidade na venda de muitos produtos, os descontos deverão ser mais atraentes e não terão distinção. Nenhuma se sentirá prejudicada. Não haverá filas, senhas ou vouchers.
Às vezes o menos é mais!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Poranga Miranda
Há mais de 20 anos na área de marketing, com ênfase no setor de serviços e larga experiência no setor de educação. Compartilhar conhecimento é a forma mais lúdica de crescimento profissional. O marketing, para mim, é um instrumento para que as empresas se tornem conhecidas e reconhecidas. Criei o Blog Comunicaê com o intuito de propor reflexões aos estudantes e novos profissionais de marketing.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93