14/09/2016
A Lei de Diretrizes e Base da Educação no Brasil, Lei 9394/96, logo em seu início, situa os contextos nos quais os processos educacionais devem estar compreendidos, sendo esses, na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Mais ainda, vincula a educação escolar ao mundo do trabalho e à pratica social. E o mundo empresarial e institucional, a quais ambientes ele está vinculado quando se trata de desenvolvimento profissional de adultos? Essas mesmas pessoas que tiveram acesso a tantos ambientes para compor sua formação básica, após ingressarem no mercado de trabalho, vinculam-se a quais ambientes para comporem seu universo de aprendizagem?
O decreto 5707/2006, preceitua que o desenvolvimento de pessoal, no setor público, se dá por meio da gestão por competências, com vistas à melhoria da eficiência e qualidade dos serviços públicos, à adequação das competências necessárias aos servidores e funcionários àquilo que é demandado pelas instituições, de acordo com o plano plurianual vigente, além da promoção de efetividade com os gastos.
No setor privado, o que se prioriza no momento de capacitar são as metas estabelecidas para o alcance do resultado financeiro e a disponibilidade orçamentária. Logicamente, por trás dessas escolhas, existem estudos e reflexões acerca das necessidades de aperfeiçoamento dos funcionários, tendo como base as habilidades que possuem.
Mas onde chegamos com esse emaranhado de capacitações ofertadas e realizadas, quando talvez o processo de aprendizagem do adulto médio esteja muito mais próximo daquele modelo desenhado para os pequenos ainda no ensino fundamental, como citado?
Duvida? Você se sentiu mais ciente de como se portar em determinados ambientes, após ouvir um parente comentando uma situação profissional que vivenciou? Nunca refletiu sobre determinadas questões do trabalho durante o jantar com sua esposa ou marido? Já percebeu que compreendeu os objetivos institucionais da empresa em que trabalha com maior clareza, após assistir o telejornal, do que participando de inúmeras reuniões? Já observou o quanto melhorou o atendimento aos seus clientes, após participar de determinados grupos ou movimentos filantrópicos?
E por esses e outros motivos, é importante valer-se com clareza de seus objetivos profissionais, e daquilo que é esperado de você na empresa, para que você faça uso de variados ambientes e experiências com vistas ao melhor aproveitamento possível de todos eles e, assim, aprimorar-se profissionalmente com qualidade (e como pessoa também, não é?).
Ao fazer uso desses ambientes e experiências variados para desenvolver-se, você se valoriza, e, eventualmente, faz uso das capacitações oferecidas pela empresa em que você trabalha de maneira mais efetiva.
Em breve falaremos sobre os caminhos para esse desenvolvimento e as competências efetivamente conquistadas em cada vivência. Até lá, deixo essa reflexão para você e ficarei satisfeita com seus comentários.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Analista e Consultora em Administração e RH. Graduada em Administração de Empresas pela UnB, Especialista em Gestão de Pessoas pela ENAP e Premiada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos. Experiência de dez anos como Analista de Controle e Finanças e Formação em Moderação de Discussões Grupais e Facilitação de Aprendizagem.
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