O cliente está fugindo. O que fazer?

Segurar o Cliente
Segurar o Cliente

Administração e Gestão

19/10/2016

Quase que diariamente escuto as pessoas dizerem que os clientes estão indo embora ou até mesmo fugindo, no que de imediato eu pergunto: O que você e sua empresa estão fazendo para reverter essa situação?

Algumas respondem que a culpa é da crise e que não podem fazer muita coisa.

Já outros dizem que os produtos estão subindo por causa da inflação e que precisam repassar esses aumentos para os clientes e por isso eles não compram e desaparecem.

Não vou dizer aqui neste breve espaço que esses são argumento sem sentido, de forma alguma, mas o que posso verdadeiramente argumentar que se lamentar não é uma atitude sensata, pois entra crise e sai crise e muitas conseguem não só sobreviver como sair fortalecidas de momentos de muita dificuldade para fazer a empresa vender mais.

Mas será que existe alguma receita pronta para tal situação:

Será que umas empresas têm mais sortes que do que outras?

A resposta é um sono “Não”.

O que na prática muitas empresas conseguem fazer é se prepararem bem para quando uma crise financeira se instalar por algum tempo.

Outro ponto importante a ressaltar é que manter uma equipe de colaboradores muito bem treinados e motivados pode fazer toda diferença, pois se os líderes das empresas deixarem seus funcionários desmotivados e despreparados aí sim, a crise leva a empresa ao fracasso total.

Terceiro ponto importante é não parar os investimentos em mídias de forma geral, pois assim, a empresa desaparece da vista do cliente. Claro que a empresa precisará enxugar seus custos, mas não devem em hipótese alguma sumir.

Outro ponto muito importante é aumentar a atenção e o foco nas necessidades dos clientes e melhorar e muito o atendimento ao mesmo, não deixar o cliente ir embora sem comprar. Não estou aqui dizendo que é para forçar o cliente comprar, mas persuadi-lo de uma forma ainda mais convincente e isso se aprende nos treinamentos motivacionais de vendas.

Essas são dicas diretas e bastantes viáveis para que você e sua empresa não desapareça nas crises que vira e mexe sempre aparecem para atormentar a vida de todos.

Aqui vai uma última dica: Esteja sempre preparado para as adversidades que o mundo moderno nos apresenta. Quem se prepara melhor, sai sempre mais fortalecido.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Eugênio Sales Queiroz

por Eugênio Sales Queiroz

Eugênio Sales Queiroz é,Coach, escritor, consultor e palestrante nas áreas de excelência profissional, vendas, atendimento, marketing pessoal e empresarial e educação. Ministra cursos e palestras por todo Brasil sempre levando uma forte mensagem de inspiração e vida para todos os participantes. Eugênio Sales Queiroz é autor do livro As 60 Ações Inteligentes Para o Sucesso.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93