10 maneiras de vencer o medo do ano novo

Não tenha medo do NOVO ANO!
Não tenha medo do NOVO ANO!

Administração e Gestão

07/12/2016

Um novo ano chegou e com ele um novo conjunto de resoluções e objetivos.

Mas quantos vão realmente resistir até o final?

Quantos sonhos vão cair no esquecimento por causa de uma simples palavra de quatro letras. . . MEDO???

O medo consome o melhor de nós. É o medo do fracasso; o medo do sucesso ou até mesmo medo do “medo”.

Todos nós já experimentamos o medo em algum momento de nossas vidas e ele pode ser um verdadeiro obstáculo que nos impede de ser verdadeiramente bem sucedidos.

Mas não se desespere!!! Existe uma maneira de “vencer” esses medos e não há melhor hora para começar do que o início do ano.

Aqui segue a minha SUPER DICA de ações para você vencer os seus medos deste ano:

 

1. SEJA REALISTA:

Veja a realidade da situação pelo que ela é. Seja racional e tenha clareza sobre os fatos.

 

2. IDENTIFIQUE O “GATILHO”:

Isole os aspectos específicos da situação que desencadeiam seus pensamentos temerosos. Identifique o que pior poderia acontecer. Mude a maneira como você “encara” esses gatilhos, que você vai imediatamente mudará a forma como reagirá a eles.

 

3. DESCUBRA COMO O MEDO DE AFETA:

Esteja em sintonia com o seu medo. Saiba onde ele vive em seu corpo. Use-o como um indicador para dizer-lhe como algo precisa ser tratado.

 

4. TORNE-SE UM OBSERVADOR:

Quando você observar algo, você passa a ter uma visão mais detalhada do assunto. Então, se você se tornar um observador do seu medo, você terá mais detalhes sobre ele e poderá reagir de forma satisfatória.

 

5. OUÇA O SEU INCONSCIENTE:

As respostas, para os questionamentos, já estão no seu interior. A surpresa é que você já possui as respostas para todos os seus problemas. Foque sua mente, apenas, nas respostas que você as obterá. Anote todos os insights (intuições) que você obtiver durante o processo.

 

6. CRIE UMA NOVA LIGAÇÃO:

Sempre que você se sentir com medo, lembre-se de algo (imagem, alguém, momento, lugar etc...) que te traga felicidade. Faça isso que logo o seu cérebro associará o gatilho do medo, com algo muito mais agradável.

 

7. IDENTIFIQUE O SEU PIOR MEDO:

Saiba qual é o seu pior medo. Identifique o que de pior ele poderia te causar. Elabore estratégias que evitem ou diminuam a probabilidade disso acontecer. Veja o que você poderia colocar em prática, para garantir que o pior cenário nunca aconteça.

 

8. SEJA OTIMISTA SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE...

O otimismo é uma coisa muito poderosa. Pense positivamente.  Construa a sua chance de ter sucesso.

 

9. APRENDA A CRIAR SUA ZONA DE SEGURANÇA:

O medo acontece na parte emocional do cérebro que, naturalmente, age instintivamente. Quando sentir medo se imagine em um lugar seguro (de sua preferência e que te traga felicidade). Se veja nesse lugar. Sinta esse lugar e respire profundamente. Isto lhe dará tempo para se acalmar e permitir que o seu cérebro racional assuma o controle.

 

10: EVOLUA CONSTANTEMENTE:

Medo é sinal de insegurança. Procure evoluir como pessoa e profissionalmente que a segurança virá com o pacote. Quando você se sentir seguro, não existirá mais a necessidade de sentir medo. Finalmente, não deixe o medo te impedir de alcançar os seus objetivos e sonhos deste ano.

 

Até o próximo artigo e nos vemos no topo!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Gilson Pereira de Souza

por Gilson Pereira de Souza

Neuropsicanalista; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Coach de Desenvolvimento Humano pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Analista Comportamental pela Behavioral Coaching Institute (BCI); Hipnoterapeuta Clínico; Especialista em Programação Neurolinguística - PNL e Reabilitação Neuropsicológica. Membro da Associação Nacional de Terapia - CNT Nº 21.085/RJ

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93