Logística

Administração e Gestão

16/12/2016

Segundo Cooper, Closs e Bowersox (p.24, 2007) a logística envolve a gestão do processamento de pedidos, os estoques, os transportes e a combinação de armazenamento, manuseio de materiais e embalagem, todos integrados por meio de uma rede de instalações. Ainda de acordo com esses autores o objetivo da logística é apoiar as várias necessidades operacionais de compras, produção e atendimento ás expectativas do cliente.

A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável (BALLOU, p.24, 2010).

A logística trata de fornecer os atributos essenciais de serviços ao cliente pelo menor custo total possível (COOPER, CLOSS E BOWRSOX, P.46, 2007).

No entanto, para Ballou (p.17, 2010) a logística analisa como a administração pode melhorar o nível dos serviços prestados aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle. Ainda de acordo com o autor o maior problema enfrentado pela logística é diminuir o tempo entre produção e demanda, e que possa oferecer aos seus clientes os melhores produtos como e onde quiserem, com o menor custo possível.

Ou seja, a logística procura agregar valores ao cliente, oferecendo-lhe os melhores e mais diversificados produtos, tudo isso visando a lucratividade e a minimização dos custos. Diante disso, existe o nível de serviços que uma determinada empresa oferece aos seus clientes, conhecido como “serviço logístico básico”. Este por sua vez, leva em consideração a disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade do serviço prestado.

A disponibilidade consiste em ter estoques suficientes para atender a demanda dos clientes. Enquanto que o desempenho operacional visa dar ênfase no tempo necessário para a entrega do pedido do cliente. E por fim a confiabilidade do serviço prestado que está intimamente relacionado à qualidade da logística. O nível dos serviços logísticos básicos deve ser realista em termos das expectativas e solicitações dos clientes (COOPER, CLOSS E BOWRSOX, p.27 2007).

De acordo com Ballou (p.24, 2010) a logística envolve as atividades de movimentação e armazenagem de produtos, possuindo algumas atividades essenciais: transportes, manutenção de estoques, processamento de pedidos.

O transporte é de certa forma essencial dentro da logística simplesmente porque ele absorve, me média, de um a dois terços dos custos logísticos e porque é através dele que os produtos chegarão até o cliente final. O sistema de transportes contém cinco modais de operação: ferroviário, rodoviário, hidroviário, dutoviário e aéreo (COOPER, CLOSS E BOWRSOX, p.207, 2007). Para esses autores atualmente há uma ampla variedade de transportes para apoiar à logística. Visto que esses transportes podem ser próprios ou contratados. E muitas transportadoras oferecem serviços de valor agregado, como a separação de produtos e entrega. Isso se deve a rápida globalização, pois com a inserção de novas tecnologias é possível acompanhar a localização da carga, trocar informações com clientes e fornecedores, tudo em tempo real. Essa disponibilidade de informações em tempo real está facilitando cada vez mais a melhora das operações logísticas. Como consequência, o valor dos transportes tornou-se maior do que simplesmente movimentar produtos de um local para o outro (COOPER, CLOSS E BOWRSOX, p.181, 2007).

Já a manutenção de estoques, consiste em manter os níveis de estoque o mais baixo possível, mas ao mesmo tempo que consegue disponibilizar esses produtos aos clientes. O excesso de estoque aumenta os custos e reduz a lucratividade como consequência do aumento de armazenamento, capital de giro, seguros, impostos, obsolescência (COOPER, CLOSS E BOWRSOX, p.143, 2007).

E por fim o processamento de pedidos, os custos de processamento são baixos  quando comparados com os custos de transporte e manutenção de estoques. Ainda de acordo com Ballou (p.25, 2010) essa é uma atividade primária, pois é através dela que se inicia a movimentação de produtos e a entrega dos serviços. O objetivo principal é equilibrar os componentes do sistema logístico (COOPER, CLOSS E BOWRSOX, p.29, 2007).

Embora os transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos sejam os personagens principais para a disponibilidade de serviços, existem outras atividades adicionais. De acordo com Ballou (p.26, 2010) são as seguintes: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e a manutenção de informações.

 

Referências bibliográficas

BALLOU, R.H., Logística Empresarial, São Paulo, Atlas, 2010.

BOWERSOX   , D, CLOSS, D e COOPER, M. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Sandra Alves Barbosa

por Sandra Alves Barbosa

SANDRA ALVES BARBOSA Brasileira, solteira, 22 anos. Belo Horizonte, MG. Tel.cel. (31) 989167506 E-mail: sandra07alves@gmail.com FORMAÇÃO ACADÊMICA  Graduação em Engenharia de Produção- Cursando 2015/2020- PUC-MG  Superior de Tecnologia em Logística - 2013/2014- Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte IDIOMAS  Inglês Básico, Cursando- MyEnglishOnline, MEC.

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