Você, gestor do seu tempo

Gestor do tempo
Gestor do tempo

Administração e Gestão

12/05/2017

Atualmente vivemos com a sensação de não termos mais tempo para nada, que o tempo está passando depressa demais. Saímos cedo de casa para trabalhar e quando voltamos nos perdemos nas tarefas, entre lazeres e obrigações, até nos darmos conta de que já é hora de dormir para no dia seguinte acordar e trabalhar novamente. Estamos sendo consumidos pelo tempo ao invés de nos aproveitarmos dele, a correria do dia-a-dia está nos sufocando e essa sensação da falta de tempo tem gerado estresse em grande parte das pessoas.

São tantas demandas e tantas informações que estamos nos tornando reféns da nossa própria incapacidade de lidar com todas essas questões.

Diante dessa situação, nos resta pensar e questionar essa situação. Estamos destinados a viver uma condição da sociedade do nosso século ou há alternativas para mudar? É possível desacelerar o tempo? É possível reduzir a quantidade de informações e tarefas que lidamos diariamente? É possível gerenciar tudo isso? Como?!

E tantas questões assim, para muitos, soa quase como que um pedido de socorro: “pare o carro que eu quero descer! ”.

Mas pensando com calma, as coisas não vão tão além.  Um dia possui 24 horas e uma semana possui 168 horas. Considerando uma jornada de trabalho de 40 horas semanais com 2 horas de almoço ao dia e uma quantidade de 8 horas por dia de sono, o desejável, ainda nos restam 62 horas por semana de tempo livre para gerenciarmos como quisermos. E esse tempo inclui até mesmo o tempo ocioso que gastamos nos deslocamentos que precisamos fazer nas cidades. A escolha a fazer é: gerenciar esse tempo livre ou deixar ser consumido por ele?

Administração do tempo não é um tema novo, mas um tema recorrente cada vez mais. Pensar que quem tem tempo é desocupado é um grande mito. A questão central é a forma como gerenciamos o nosso tempo e como fazemos com que esse tempo que temos renda. Administrar bem o tempo, além de possibilitar ter mais disponibilidade, ainda aumenta a produtividade e diminui o estresse. Para isso, é preciso, primeiro, estabelecer metas e prioridades na vida e isso vale tanto para a vida pessoal quanto para o profissional.

O pontapé inicial pode ser dado fazendo uma lista de coisas a fazer. Na vida pessoal, listar tudo o que precisa e o que deseja fazer. Na vida profissional a mesma coisa, uma lista com todas as tarefas que precisam ser executadas. A partir disso, estabelecer prioridades, determinar o que é, de fato, urgente, o que pode ser adiado, o que possui prazo, o que pode ser delegado a outra pessoa.

Outro ponto importante é manter o foco na tarefa do momento e não desperdiçar o tempo gastando energia em coisas pequenas, coisas que podem ser delegadas, adiadas ou resolvidas facilmente. Manter o foco significa aproveitar todo o tempo presente naquela tarefa, naquela obrigação, no momento do convívio com os filhos, no happy hour com os amigos. Ter consciência do estado presente e aproveitar esse tempo presente. Investir energia no tempo certo e no momento certo, e não gastá-la com coisas pequenas são importantes no gerenciamento do tempo.

Estabelecer prioridades, rotinas, organizar a casa e o trabalho favorece para que tenhamos mais propriedade sobre o tempo que dispomos e que não sejamos consumidos por ele. Com essa organização, podemos dedicar energia para outras coisas importantes, temos mais condições de dividir nosso tempo para a saúde física, para o autodesenvolvimento, para a família, amigos, espiritualidade e para o trabalho.

O estresse não nos ajuda a caminhar para a frente, a qualidade de vida deve estar acima de tudo e gerir o próprio tempo é importante e necessário para que se possa vivenciar bem todas as dimensões da vida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Renata da Costa Geromel

por Renata da Costa Geromel

Psicóloga com MBA em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduação em Educação e Tecnologia. Mais de 15 anos de experiência em psicologia organizacional, especialmente nas áreas de Recrutamento e Seleção, Educação Corporativa e Avaliação de desempenho por competências, no Banco do Brasil.

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