12/07/2017
Inicialmente, precisamos entender que são duas coisas independentes: planejamento e estratégia. A estratégia não pode ser desenvolvida se não existir um planejamento. Primeiro se planeja e depois se desenvolve a estratégia para que o planejamento alcance o êxito.
Em outras palavras, o “Planejamento Estratégico” é uma arte que requer eficiência, informações adequadas e conhecimento de mercado, para que as decisões tomadas estejam bem casadas com a visão de futuro da empresa.
O início de todo planejamento estratégico passa por algumas definições:
· Quem somos?
· Qual é a nossa missão?
· Qual é a importância do nosso negócio para o mercado?
· Qual é o cenário atual?
· Para onde queremos chegar?
· Quais os atores envolvidos nesse planejamento?
· Quem terá participação importante nas análises que traçarão os caminhos da empresa?
Definida a primeira parte, é preciso ter em mãos, o máximo de informações que darão uma visão mais completa do mercado:
· Saiba de tudo que se refere à análise de mercado;
· Crescimento e desenvolvimento de funcionários;
· Concorrentes;
· Áreas e mercados para explorar;
· Nichos de mercado;
· Informação sobre os insumos (internos e externos) para realização de seu negócio;
· Como e onde desenvolver fornecedores;
· Como e onde prospectar clientes;
· Logística;
· Capital inicial (se iniciando);
· Capital de giro (se iniciando).
As realizações de reuniões periódicas precisam trazer realidade aos debates e alguns obstáculos que exigirão decisões. O nível de profissionalismo que se dará nessas reuniões e as decisões feitas a partir desses possíveis obstáculos darão o tom da eficiência da sua execução.
No livro “Execução”, escrito por Larry Bossidy & Ram Charan, a definição da palavra para a gestão empresarial é esclarecedora: “No seu sentido fundamental, executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela”.
Omar Demétrios Antonio
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Engenharia de Produção e Gestão Financeira; especialização em Mercado de Capitais e MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário. Atuo nas áreas Financeira, Negócios e Empresarial. Diretor da CGN BRASIL Consultoria e Gestão. Professor de MBA de Auditoria Tributária, Finanças Corporativas, Controladoria e Gestão Financeira, Produtos e Serviços Financeiros e Análise e Gestão de Riscos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93