A Importância da Gestão de Pessoas em Pequenas e Médias Empresas

A Importância da Gestão de Pessoas em Pequenas e Médias Empresas
A Importância da Gestão de Pessoas em Pequenas e Médias Empresas

Administração e Gestão

18/07/2017

1 - INTRODUÇÃO

 

Durante o período de estudos percebeu-se não haver departamento de RH em pequenas e médias empresas. Observou-se que o empresário não acreditava ser importante a utilização deste departamento, por esta razão, esta situação criou uma expectativa de pesquisa onde se buscará conhecer as opiniões de autores de artigos sobre a influência da gestão de pessoas sobre desempenho dos colaboradores de empresas de pequeno e médio porte.

Dentro deste contexto apresenta-se como problema: quais são as principais influências do gestor de Recurso Humano (RH) na atuação dos colaboradores da empresa de pequeno e médio porte?

Diante deste questionamento elaborou-se como hipótese que os gestores de RH têm influência nas ações dos colaboradores de pequena e média empresa. Barnard citado por Maximiano fez a seguinte colocação sobre a influência dos administradores no auxílio aos colaboradores:

 

“A cooperação entre os funcionários e os gerentes pode ser avaliada em termos de sua eficácia e eficiência. A capacidade de realizar objetivos explícitos, segundo Barnard, é a eficácia de um sistema cooperativo. A eficiência de um sistema é sua capacidade de satisfazer aos motivos dos indivíduos, incentivando-os a cooperar. Eficiência, em outras palavras, segundo Barnard, é a capacidade de atender aos objetivos das pessoas. (BARNARD apud MAXIMIANO, 2002, p 51)”.

Para ser gestor de empresa é preciso desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal, com isso, estará trazendo lucros e bons resultados dentro de uma empresa e ainda possibilita a eficácia na organização formal.

Manifesta-se ainda a justificativa acadêmica, o conhecimento produzido por meio do estudo desse trabalho, descobrindo que é evidente que a influência do gestor de pessoa, assim, este estudo justifica-se no momento em que busca analisar competências e habilidades do líder em motivar seus colaboradores, para o desenvolvimento da empresa através de suas influências.

“O conhecimento é muito importante para sabermos o que devemos fazer e para fazermos a coisa certa, mas não adianta ficarmos obsessivamente preocupados em aumentar a nossa cultura sem a colocarmos a serviço de realizações úteis e práticas para a sociedade. Espera-se que o administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para colocá-las em ação. (LACOMBE; HEILBORN, 2008, p.7)”.

A analise da literatura em face da analise da metodologia hipotético dedutiva nos remete a importância de se analisar a influência positiva da gestão de pessoas em pequenas e médias empresas, apresentada durante o presente trabalho. 

 

2 - DESENVOLVIMENTO

Nesta pesquisa cabe nesse momento apresentar as opiniões de vários autores sobre a questão aqui estudada. Procurar-se-á ser o mais sucinto possível nesta demonstração das falas dos autores.

 

2.1 - Organização empresarial: empresa

Pela exposição de Maximiano (2000, p.25) observou-se que a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações.

Por meio da explicação aqui apresentada, entendeu-se que “a organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas etc.)”. Meireles (2003, p. 46).

Segundo Chiavenato (2007, p.34) “as organizações servem para produzir bens, prestar serviços à comunidade e à sociedade, cobrar impostos dos contribuintes, proporcionarem educação, saúde e segurança e proporcionar valor às pessoas”.

 

2.2 - Departamento de Recursos humanos e a Gestão de Pessoas dentro de uma empresa

Fisher (1998, p. 47) explica que o departamento de recursos humanos não se limita somente a gestão impessoal e fria e sim a "uma lógica de atuação que é ao mesmo tempo política, social, ideológica e comportamental". O modelo, ao simplificar a realidade, orienta a decisão e a ação.

Conforme ressalta Albuquerque (1987), o pensamento estratégico para os recursos humanos decorreu, principalmente, do reconhecimento da importância de se considerar o ambiente externo na formulação das estratégias de negócios

Assim, o papel do departamento de recursos humanos é também o de apoiar funcionários, para além de trâmites burocráticos, buscando dar-lhes condições de aumentar a produtividade e fortalecer as competências da empresa. O objetivo deve ser o desenvolvimento de um ambiente encorajador da inovação, identificação com a organização, com a conseqüente geração de responsabilidade e dedicação por parte do profissional.


2.3 - Influência do RH nas empresas pequenas e médio porte.

O RH não só é necessário para as empresas de grande porte, mas também para aquelas de pequeno e médio porte. O que deve saber diferenciar é que nem tudo que funciona para uma empresa de grande porte irá funcionar para um a empresa pequena.

As empresas que têm em mente que as pessoas são a garantia do seu sucesso, conseguem oferecer algo mais na guerra pelos talentos Breyer (2004).

Gonçalves (1997, p.19), colabora com as afirmações encontradas em nossa pesquisa quando fala que o departamento de RH não deve ser mais convencional e sim transformador englobando as técnicas de gestão de pessoas, ele mostra também que o departamento de RH seria importante em empresas de qualquer tipo e porte o que é confirmado por  Maximiano (1992) que coloca a setorização da empresa como um importante item na busca pela excelência de ações e projetos. Uma organização eficaz é aquela que realiza seus objetivos e entre os objetivos deve estar à gestão de pessoas.

Heneman & Berkley (1999) atestam que a maioria das empresas são de pequeno porte e não possuem, em sua maioria, um modelo de Gestão de Recursos Humanos o que segundo  Breyer (2004) as coloca em desvantagem na procura de talentos e portanto seria importante para a organização possuir um departamento de RH atuante e organizado para mediar as relações, compartilhar informações, criar padrões de trabalho e acompanhar sua evolução

Huallem (2012), completa essa afirmação quando diz que devem ser respeitadas as particularidades e especificidades das empresas de médio e pequeno porte.


3 – CONCLUSÃO

Os autores consultados, são categóricos e convergentes ao discorrer sobre a importância do setor de Rh nas pequenas e médias empresas quando colocam o setor de gestão de pessoas como o construtor do sistema que rege as relações entre os colaboradores dentro das organizações, define funções, de forma breve definimos as suas funções como recrutar, integrar, planejar e analisar funções avaliando desempenho para o crescimento e o desenvolvimento pessoal.

Colocando a gestão de pessoas e o estabelecimento de um setor de RH, como ponto fundamental para a evolução de pequenas e médias empresas em grandes organizações.

Em nosso entendimento e dos autores pesquisados é evidente que uma empresa de pequeno e médio porte necessita de planejamento e gerenciamento de pessoas para sua evolução e crescimento sustentável.

Acreditamos que nossos objetivos de evidenciar a importância da implantação de um setor de gestão de pessoas em empresas de pequeno e médio porte foram devidamente alcançados.

 

5 REFERÊNCIA

ALBUQUERQUE, L. G. O papel estratégico de recursos humanos. São Paulo, 1987.Tese (Livre Docência) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.

BREYER, Andréa. Algumas considerações sobre a captação e retenção detalentos. Artigo. Disponível em: http://www.abrhrs.com.br/grupodica.phd.Acesso em 11 de maio de 2017.

CHIAVENATO, Idalberto Teoria Geral da Administração. 3.ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.

FISHER, A. L.A constituição do modelo competitivo de gestão de pessoas no Brasil – um estudo sobre as empresas consideradas exemplares. São Paulo, 1998.Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.  

GONÇALVES, Maria Augusta S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. São Paulo:

Papirus, 1997.

HUALLEM, Daniel; 2012 s.p. A importância do RH nas pequenas empresas, disponível em <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/a-importancia-do-rh-nas-pequenas-empresas/55006/ > acessado em: 15/09/2016.

HENEMAN, H. G., I.,II, & Berkley, R. A. (1999). Applicant attraction practices and outcomes among small businesses. Journal of Small Business Management, 37(1), 53-74.

LACOMBE, Francisco José Masset, HEILBORN Gilberto Luiz José. Princípios e Tendências. 2.ed. rev. e atualizada. São Paulo : saraiva, 2008.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru, Teoria Geral da Administração, 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MEIRELES, Manual. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo: Futura, 2003.

 
 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Valdivino Domingos de Oliveira Júnior

por Valdivino Domingos de Oliveira Júnior

MBA em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental. Especialista em Ecologia da Conservação, Recuperação e Manutenção de Áreas Degradadas. Especialista em Agronegócios - Universidade estadual de Goias. Biólogo - Licenciado e Bacharel. Auditor Interno de ISO 14001:2004- SM Consultoria e Treinamentos. Consultor Ambiental - GAIA Consultoria Ambiental Tec em Agronegócios - SENAR GO

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93