10/09/2017
O programa 5S foi desenvolvido no Japão, logo após vestígios da Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra a maior parte das indústrias japonesas estavam destruídas, sujas, desorganizadas, com mão de obra desqualificada e com problemas operacionais, o que ocasionava muitas perdas e desperdícios ao processo produtivo. Seus produtos estavam sendo considerados pelos demais países como produtos de má qualidade.O país necessitava recuperar a sua economia que estava arrasada e as indústrias precisavam melhorar seus produtos para que pudessem competir no mercado internacional. O 5S surgiu neste contexto, como forma de combater a sujeira e o desperdício das indústrias japonesas e reconstruir o país destruído pela guerra e sem recursos financeiros.
A sigla 5S refere-se às iniciais de cinco palavras japonesas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Ao se traduzir as palavras japonesas para o português não foi possível manter a mesma terminologia com palavras que iniciassem com a letra S. No Brasil, foi acrescentado o termo “senso de” antes de cada palavra. Cada palavra representa uma etapa de implantação do programa. É importante entender o conceito de cada senso:
Seiri - senso de utilização: na primeira etapa deve-se classificar materiais, utensílios, ferramentas, equipamentos, dados e informações que são necessários para a organização, ou seja, distinguir o que é útil e inútil. Deverão ser preservados no ambiente de trabalho somente materiais úteis para a execução das atividades e os considerados inúteis devem ser descartados com orientação e destinação adequada.
Seiton - senso de ordenação: nesta etapa deve-se organizar os itens classificados como úteis no primeiro senso. Normalmente significa “cada coisa no seu devido lugar”. Cada objeto deve ter um lugar determinado para ficar, onde qualquer pessoa que queira fazer uso deste, encontre-o com facilidade.
Seiso - senso de limpeza: a terceira etapa do programa está relacionado com a limpeza do ambiente de trabalho, eliminando todas as fontes de sujeira. Cada colaborador é responsável pela limpeza e supervisão dos materiais e equipamentos de trabalho. Mais importante do que limpar é aprender a não sujar.
Seiketsu - senso de saúde ou higiene: este senso objetiva conservar as circunstâncias de trabalho, físicas e intelectuais, sempre favoráveis à saúde e higiene. Sua aplicação provoca nas pessoas uma preocupação maior com sua saúde e higiene. As pessoas se sentem mais estimuladas e produtivas.
Shitsuke - senso de disciplina: a última etapa do programa é determinada pelo comprometimento de todas as pessoas envolvidas. Para que se dê continuidade ao programa, e para que este possa ser aperfeiçoado, é importante que todos assumam o compromisso pela qualidade e mantenham-se comprometidos com o cumprimento de regras, prazos e acordos combinados nos estágios anteriores.
O 5S tem sido amplamente utilizado por diversas organizações, desde empresas pequenas até empresas de grande porte, podendo ser implantado em diferentes segmentos e em diversos setores.
Com a implantação e aperfeiçoamento do programa muitos benefícios podem ser proporcionados às organizações, como: uniformização dos processos; melhor aproveitamento do espaço; o ambiente tornar-se mais agradável, limpo e organizado; a prática de unir os colaboradores em busca de um mesmo propósito provoca melhorias no convívio entre as pessoas e motiva o trabalho em equipe; a eliminação das situações precárias de trabalho dispõe ao colaborador exercer suas atividades com menos acidentes e com mais segurança; elimina desperdícios, o que gera mais qualidade e produtividade e proporciona maior satisfação aos clientes internos e externos.
O programa provoca, portanto, mudanças de valores, comportamentos, atitudes, hábitos e pensamentos, permite a participação, envolvimento e comprometimento de todos os níveis hierárquicos e influencia positivamente a organização, as pessoas e o ambiente, potencializando a melhoria da qualidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo / Especialista em Gestão de Operações e da Qualidade pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE / Bacharel em Administração pelas Faculdades Gammon.
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