19/04/2018
Um dos assuntos mais discutidos este ano é a crise econômica no Brasil. Além de desemprego e demissões, essa instabilidade trouxe uma onda de incertezas e desânimo para pessoas que estão começando a sua carreira ou estão em busca de melhores oportunidades.
Diante desse cenário, para os profissionais recém-graduados nem sempre uma formação superior será suficiente para se superar diante da competitividade. Por isso, é preciso ficar ainda mais atento aos setores que sobreviverão aos desafios do mercado e às melhores formas de se destacar diante da concorrência. Confira 10 profissões em alta e como ingressar nessas carreiras!
1. Coordenador de plataformas e desenvolvedor de aplicativos mobile
O smartphone já é um elemento essencial no dia a dia dos brasileiros. Hoje em dia é quase impossível não encontrar pessoas que utilizem a internet para se comunicar, fazer buscas ou pagar contas. E essa demanda se tornou o maior trunfo para os profissionais responsáveis por coordenar equipes de desenvolvedores e criar aplicativos e softwares para web e mobile.
Sua atuação é comum em startups e multinacionais com o intuito de desenvolver produtos e serviços para essas marcas ou potencializar a comunicação com os clientes.
É um cargo geralmente procurado por profissionais graduados em áreas de tecnologia, como engenharia da computação, sistemas de informação e análise de sistemas, mas formandos de outras graduações podem recorrer a uma pós-graduação ou MBA em programação, desenvolvimento de sistemas e desenvolvimento de apps.
2. Analista de marketing digital
O analista de marketing digital é uma das profissões em alta no Brasil devido a preocupação das empresas em fortalecer a sua estratégia digital e posicionamento da sua marca no mundo virtual.
A mudança no perfil do consumidor e a influência das redes sociais mostram a importância do marketing para conhecer o seu comportamento e motivar a sua decisão de compra, principalmente em períodos de crise em que “qualidade” se torna a palavra mais importante no dicionário de quem precisa economizar.
Esse profissional é responsável por toda a estratégia digital e de comunicação de empresas de qualquer segmento. Além de uma pós-graduação nas áreas de marketing ou publicidade, o analista precisa conhecer as principais tendências em tecnologia, como SEO, CRM, Google Adwords, Google Analytics e Social Media.
3. Biotecnólogo
A área de biotecnologia segue forte diante da crise, graças ao crescimento da indústria, do setor de saúde, do fortalecimento da agropecuária, do tratamento de resíduos e controle de qualidade.
Nos cursos de pós-graduação, os profissionais trabalham com aplicação de técnicas, controle de produtos alimentícios e na produção de fármacos, e já saem prontos para atuar no mercado de trabalho.
O segmento de beleza tem sido um dos mais rentáveis para quem deseja atuar nessa profissão, com o aumento da procura e consumo de produtos de rejuvenescimento e tratamentos estéticos que agridam menos o organismo.
4. Coordenador e gerente de TI
Responsável pela gestão de projetos, operação estrutural e melhorias na área de tecnologia da informação, esse profissional também cuida da gestão de pessoas e liderança de equipes para que todos os processos tecnológicos de um departamento ou de toda a empresa funcionem corretamente.
Quem se interessa por esse cargo pode graduar-se em uma área de tecnologia, como programação e engenharia de sistemas, ou investir em uma pós-graduação em gestão de TI ou governança, caso tenha se graduado em outras áreas.
5. Médico
Uma das profissões em alta em qualquer momento econômico do país é a de médico. Atualmente, quem se gradua em medicina possui uma gama de possibilidades de atuação e novas especializações para se qualificar após a formatura. As mais bem remuneradas são a cirurgia plástica, ortopedia, anestesia, hematologia, dermatologia, mastologia, oncologia e colonoscopia.
O profissional pode ainda se tornar um médico auditor sênior, avaliando os custos e gastos de serviços médicos de entidades privadas e públicas, ou no segmento de pesquisa de doenças, suas causas e os melhores métodos de combate.
6. Secretária Jr.
Gestão de agenda, organização de reuniões, reservas e contatos com clientes são algumas das tarefas básicas de quem faz uma pós-graduação em secretariado.
No entanto, muito mais do que isso, as empresas estão buscando profissionais com perfil mais dinâmico, conhecimentos em tecnologia e gestão e fluência em outros idiomas, como o inglês, pela necessidade de comunicação e relacionamento com clientes e empresas estrangeiras.
Além de prestar assistência a profissionais em cargos de diretoria e presidência, uma secretária júnior pode atuar em startups e empresas de TI.
7. Especialista em Compras
Mesmo durante a crise, o setor de compras se mantém firme no mercado por causa dos processos de importação e exportação essenciais para a manutenção da economia do país. Para atuar nessa área, o profissional precisa de uma formação ou pós-graduação em comércio exterior, gestão comercial ou relações internacionais.
Um especialista em compras é responsável pela contratação de serviços, compra de materiais, negociação com fornecedores, avaliação de aquisições e busca das melhores oportunidades. Ele pode atuar na área da indústria, serviços e varejo.
8. Executivo de vendas
Se o especialista em compras é responsável pela prospecção de materiais e redução de custos no processo de negociação, o executivo de vendas cuida diretamente do relacionamento com os clientes. Ele é responsável por encontrar as melhores oportunidades, negociar preços e traçar as melhores estratégias de venda.
Para atuar nessa área, o profissional deve se especializar em gestão de vendas, ciências empresariais, administração, marketing, publicidade e propaganda ou gestão comercial.
9. Gerente de e-commerce
Se perder horas em shoppings ou centros comerciais era uma forma atrativa de obter os melhores produtos, hoje as lojas virtuais são as melhores opções para quem quer encontrar facilidade e ofertas, principalmente durante a crise, que tem obrigado o varejo a elevar os preços dos seus produtos.
O gerente de e-commerce é o profissional responsável por tornar essa experiência agradável, gerenciar informações, integrar canais, buscar novas metodologias e ações inovadoras para o ambiente digital, sem esquecer de assegurar a rentabilidade das operações.
Para quem deseja seguir nessa área, o ideal é investir em uma pós-graduação em marketing digital, economia ou na área de administração e gestão de negócios.
10. Gerente tributário
É uma das profissões em alta no futuro pela possibilidade de atuar em empresas de todos os portes. É o gerente tributário quem garante que elas estejam em conformidade com todas as leis e obrigações fiscais. Cursos de pós-graduação na área contábil são necessários para seguir nessa área.
Não importa qual das profissões em alta você deseja seguir, é preciso lembrar que qualificação é uma característica que nunca está em baixa no mercado. Conheça o portfólio de cursos do Portal Educação e comece agora mesmo a impulsionar a sua carreira.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93