Inspeção ambiental veicular

Inspeção ambiental
Inspeção ambiental

Biologia

25/02/2012

A maior cidade do Brasil em quantidade de habitantes, São Paulo, determinou em 2008 através de uma portaria que todo veículo registrado no município deve passar por uma inspeção ambiental. O objetivo da inspeção é melhorar a qualidade de vida através da redução da poluição gerada pelos veículos automotivos.

A iniciativa da prefeitura foi pioneira e motivou a determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de definir essas como regras para a adoção em todo o território brasileiro. Essa decisão do Conselho veio porque os benefícios vêm sendo muito positivos, segundo pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) só a fiscalização de veículos à diesel em 2010 melhorou o meio ambiente e evitou 250 mortes e 298 internações.

Apesar do sucesso para o meio ambiente, ainda é preciso acertar alguns pontos da inspeção ambiental. A vistoria tolera até 0,3% de CO (monóxido de carbono) para veículos fabricados desde 2006, apesar do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) permitir que eles saiam de fábrica com 0,5%. Em 2010 foram cerca de 10 mil veículos reprovados com limites de CO entre 0,3% e 0,5%.

Verifique as seguintes dicas para evitar que seu carro seja reprovado na inspeção ambiental:


O funcionamento do motor está regular.

O freio funciona adequadamente.

Não há emissão de fumaça visível (exceto vapor d'água).

Não apresenta vazamentos de óleo, água ou qualquer outro líquido.


O sistema de escapamento não apresenta alteração, como corrosão excessiva, furos ou falta de algum componente.

Os componentes e sistemas originais de controle e/ou redução de emissões de gases e evaporativas estão preservados.

Os níveis de óleo lubrificante e da água estão adequados.

Impossibilidade de manter o capô aberto com segurança durante a inspeção visual.

A rotação de marcha lenta está em conformidade com as especificações do fabricante.

Não existam falhas no sistema de injeção eletrônica e que os bicos de injeção estejam em boas condições.

O carburador esteja regulado.

Ponto de ignição não esteja fora de especificação.

As velas não estejam sujas ou desreguladas.

Catalisador (nos carros equipados com esse item) não esteja avariado.

Motor não esteja com desgaste excessivo nos anéis

Leia na íntegra a portaria da prefeitura paulistana - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/inspecao_veicular/legislacao/index.php?p=11467

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Redação Portal Educação

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