Conceitos Comportamentais

Biologia

01/01/2008

Os fundadores da chamada escola etológica do comportamento animal, Lorenz e Tinbergen, ajudaram a desenvolver uma extensa terminologia comportamental, onde separaram os conceitos de reflexo, comportamento de orientação, instinto e aprendizagem. Os reflexos são comumente considerados respostas automáticas simples que envolvem apenas parte do sistema nervoso e não o cérebro. Foram estudados detalhadamente pelo fisiólogo Sir Charles Sherrington, para quem o elemento mais simples do comportamento era um arco que incluía um nervo sensorial, talvez apenas um neurônio internuncial e um neurônio motor. Na verdade, pode ser que tais reflexos simples não existam senão em alguns invertebrados simples, pois reflexos como os da deglutição e respiração envolvem a atividade coordenada de muitos nervos e músculos. Os reflexos diferem de outras formas de comportamento, provavelmente, apenas por não sofrerem a atividade moduladora do cérebro. Lorenz diferenciou reflexo e instinto argumentando que este tem uma origem central inflexível (o padrão fixo de ação) que gera um tipo de energia nervosa que influencia o limiar para o comportamento. Ele diferenciou instinto e aprendizagem sustentando que os instintos eram inatos e não dependiam da experiência, enquanto que a aprendizagem era o oposto - comportamento totalmente adquirido como resultado da experiência do indivíduo. Ora, os padrões instintivos de comportamento não podem ser totalmente inflexíveis - mesmo que o animal esteja executando uma exibição estereotipada, ele precisa fazer ajustes posturais contínuos e continuar voltado para a direção certa. Assim, sugeriu-se que o padrão fixo de ação seria uma "capa" de reflexos e de movimentos de orientação.

Atualmente se observa que esses conceitos constituem distinções bastante artificiais. Cometeram-se erros supondo que o comportamento estereotipado específico era instintivo e, consequentemente, inato. O canto dos tentilhões pode ser descrito dessa forma, mas Thorpe demonstrou que os filhotes desse pássaro são capazes apenas de um canto rudimentar. Esse canto é modificado conforme os filhotes ouvem os pais por volta de seu primeiro ano de vida, permanecendo imutável daí em diante. Mesmo pássaros que podem ouvir apenas a própria voz apresentam canto ligeiramente melhor do que pássaros surdos. Uma variação considerável no padrão de canto ocorre com os picanços, Laniarius aethiopicus, entre os quais o macho e a fêmea de um casal cantam em dueto. Essa mesma variação ocorre no mainá indiano das montanhas e muitos membros da família dos papagaios são capazes de realizar feitos consideráveis de imitação vocal. No outro extremo da escala, o canto do junco americano parece não apresentar nenhum elemento adquirido. Assim, no que se refere ao canto dos pássaros, os padrões básicos são, em graus variáveis, susceptíveis a mudanças, por afeito de vários tipos de influência ambiental, dependendo da espécie. Dizer que um canto é instintivo ou aprendido, sem evidência experimental, seria pré-julgar a questão e provavelmente não seria correto sob quaisquer circunstâncias, porque o comportamento, mais do que qualquer característica estrutural, não se desenvolve à parte do ambiente e sem o feedback do mesmo. O que se aplica ao canto de pássaros deve se aplicar a qualquer padrão comportamental.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93