Aprender sobre Evolução pode não ser tão difícil como se pensa.
Biologia
13/12/2012
Quem vive ou já vivenciou a experiência de ministrar aulas, sabe que há alguns temas mais complicados de serem assimilados pelos alunos, não por serem mais difíceis, antes sim, devido a alguns preconceitos formados, impedido a concepção plena destes. O tema Evolução das Espécies é um deles.
Existe uma resistência, quando não religiosa, quase que filosófica, da não incorporação da Teoria da Evolução das Espécies como saber, possibilidade viável e cientificamente comprovada, visto que é difícil para o ser humano, orgulhoso por ser o ser mais inteligente e o mais evoluído na escala zoológica, se conceber como descendente de um micro-organismo, simples, impotente, insignificante. É mais fácil para este se render aos conceitos teológicos, sobre os quais se vê como o descendente do divino.
A Evolução, diante da vastidão do universo e da complexidade do homem é uma teoria científica dura de engolir, diriam alguns. Contudo, o professor pode, fazendo uso das ferramentas e argumentos certos, quebrar esta barreira. Uma das formas é com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nada melhor se este aprendizado for estimulado a partir de jogos eletrônicos, pois se utiliza a atenção natural que se dá a esse tipo de recurso a favor da assimilação de conhecimentos.
No mercado, existe um jogo chamado de SporeTM [1]. Este jogo trata exatamente da evolução das espécies e poderia ser uma ferramenta essencial e facilitadora no ensino da Evolução das Espécies.
O jogo consiste em prover ao jogador meios de sobrevivência desde a fase de célula até o momento na história onde o domínio total acontece. Nada mais comum a história humana, pois a única coisa que falta é se libertar da prisão do Planeta Terra.
O jogo começa iniciando o usuário na hipótese da Panspermia [2]. É mostrado um meteorito viajando pelo espaço e caindo no planeta escolhido pelo usuário. Uma vez dentro deste, o meteorito despeja em um mar criaturas unicelulares, dentre as quais está o jogador. Este tem de se alimentar de Plâncton, sobreviver, crescer e reproduzir para poder evoluir. Brincadeiras a parte, após adquirir uma certa quantidade de comida e encontrar um parceiro para reprodução, vai-se ao momento da evolução. É neste momento que os conceitos apresentados na Teoria da Evolução se fazem presentes sem o aluno perceber.
O jogador passa a fazer o papel da seleção natural, procurando se adaptar ao sistema. Durante os momentos de evolução, o usuário incorpora ferramentas de defesa ou ataque, de acordo com aquilo que sua alimentação proveu, colocando sobre os ombros do jogador as escolhas do que utilizar. Se as decisões quanto a evolução deste ser forem as erradas, este irá sofrer e provavelmente ser presa de outros e ser morto fácil e constantemente.
Aos poucos, o sucesso ou o insucesso na adaptação ao ambiente irá promover a continuidade e a expansão da inteligência, levando o usuário aos estágios seguintes.
Em suma, este jogo, pode ser utilizado como ferramenta educacional para ajudar na assimilação de ideias quanto a Evolução das Espécies, uma vez que só se evolui se as ferramentas escolhidas, pelo jogador, favorecerem o personagem. Reforçando com isso que aquele que for o mais adaptado ao ambiente, vai ser o que terá sucesso, chegando ao domínio total sobre os outros.
[1] http://eu.spore.com/home.cfm
[2] Panspermia é uma das hipóteses acerca de como surgiram as primeiras formas de vida no planeta Terra. A teoria se baseia na ideia de que a vida foi trazida à Terra do espaço em meteoritos com formas de vida primárias, sendo que já foi encontrada matéria orgânica em meteoritos, e há organismos microscópicos suficientemente resistentes para, em teoria, suportar uma viagem espacial até aqui, embora as condições pelas quais passariam seriam extremas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Panspermia)
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Raimundo Nonato Martins Junior
Especialista em Mídias na Educação (UFPE); Licenciado em Física (UFRPE); Licenciado em Ciências Biológicas (UPE); Bacharel em Teologia (FATEFI) e Habilitado para o Magistério - Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4428027648722910
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