30/01/2013
Para se obter cortes do material incluído em parafina ou congelado, é necessário um instrumento especial: o micrótomo. As funções dos micrótomos variam de acordo com o fabricante, mas o equipamento tem como fundamento duas peças principais: o suporte ou mandril (onde é fixada a peça a cortar) e a navalha, que realiza os cortes.
O suporte é sempre encaixado a um parafuso micrométrico ou a uma espiral metálica que o faz adiantar segundo seu eixo, em medida conhecida e que pode ser regulada à vontade. Esta medida tem como unidade o micrômetro (µm), que corresponde à milésima parte do milímetro.
Normalmente um micrótomo faz cortes cuja espessura varia de 1 a 50 micrômetros, mas a espessura mais utilizada em microscopia óptica é de 1 (para cortes sequenciais) a 5 micrômetros (quando não há necessidade de se aproveitar todos os cortes).
Existem vários tipos de micrótomos, a saber: rotativo, tipo Minot, criomicrótomo (de congelamento) e aquele destinado a trabalhos de microscopia eletrônica.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93