Tecidos Mineralizados

Tem  um elemento mineralizado do esqueleto
Tem um elemento mineralizado do esqueleto

Biologia

27/02/2013

Os vertebrados possuem um tecido peculiar mineralizado chamado hidroxiapatita, composto por cálcio e fósforo. Este tecido é mais resistente a ataques ácidos que a calcita (que formam as conchas de moluscos), resistência tal que impede a corrosão do tecido no caso de atividades físicas vigorosas que liberam ácido lático nos vertebrados.

Quatro tecidos principais podem sofrer mineralização nos vertebrados. Três dos quais são encontrados mineralizados nos adultos (esmalte, dentina e ossos), já o quarto (cartilagem) em geral não é mineralizado nos tetrápodes, mas formam o principal elemento mineralizado do esqueleto interno de alguns peixes (como tubarões e raias). O esmalte e a dentina são os tecidos mais mineralizados (com 99% e 90% de porção mineralizada respectivamente). Estes dois tecidos são encontrados nos dentes e nas escamas de alguns grupos de peixes primitivos.

A mineralização de um tecido é um evento complexo e embora o osso possa substituir a cartilagem em alguns casos, o osso não é simplesmente a ossificação da cartilagem. A cartilagem é formado por condrócitos, enquanto que o osso é formados por osteócitos, sendo portanto diferentes tipos de células que formam cada tipo de tecido. As células que formam a cartilagem e os ossos são originárias do mesoderma, enquanto as células que dão origem a dentina são derivadas da crista neural, e as que formam o esmalte são derivadas do ectoderma.

Existe um quinto tipo de tecido mineralizado encontrando nos peixes (excetuando-se os peixes de nadadeira lobada) denominado enamelóide. Este tecido é semelhante ao esmalte encontrado nas camadas externas de ossos dérmicos dos grupos que o possui. No entanto quando observado a origem embrionária deste tecido, observa-se uma maior proximidade deste com a dentina. O último tecido mineralizado é o cemento, este tecido possui estrutura semelhante ao osso, sendo encontrado em alguns grupos fixando os dentes nos alvéolos (às vezes incorporado aos dentes também).

Todos os tecidos mineralizados dos vertebrados possuem uma complexa matriz de colágenos e cristais de hidroxiapatita, secretados por células especializadas. Estes dois componentes estão arranjados em complexas redes que possuem direções alternadas que conferem aos tecidos uma maior resistência a fraturas e quebras. No caso dos ossos este se mantém vascularizado mesmo quando totalmente mineralizado. Esta natureza vascular permite que osso possa remodelar-se. Por esta propriedade é possível que tecido ósseo seja reconstruído após uma fratura. No entanto as cartilagens ossificadas (como as dos tubarões) não são vascularizadas e não se recuperam após uma fratura.

Os ossos não possuem uma estrutura única, diversas disposições são encontrados tanto nos diferentes grupos, bem como em um mesmo indivíduo que possue diferentes ossos com diferentes estruturas teciduais. As extremidades dos ossos em geral são recobertos por cartilagem que reduz o atrito quando a articulação se move.

Os dentes são formados possuem estrutura semelhante ao escudo dérmico dos vertebrados mais primitivos. Estes são compostos por uma camada interna de dentina e uma camada externa de esmalte ou enamelóide, ambas em torno de uma estrutura central denominada polpa. As escamas dos tubarões possuem mesma estrutura sendo reconhecido a homologia entre os dentes e estas escamas dos tubarões.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93