Fábricas produzem biodiesel com girassol, amendoim, mamona, soja, dendê, milho e cana de a
Biologia
12/11/2013
O Brasil é um dos países que mais produz e consome biodiesel no mundo, a legislação brasileira tornou obrigatória que o diesel tenha 5% de sua composição de biodiesel. Feito através de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal) é produzido com a finalidade de substituir o óleo diesel usado nos automóveis pesados.
Nosso país tem uma localização geográfica privilegiada para a produção de biodiesel. Por ser um país tropical, com uma temperatura média, muita luminosidade e recursos hídricos abundantes, nascendo uma variedade muito alta de espécies que produzem biodiesel, como o girassol, amendoim, mamona, soja, dendê, milho e etc.
A primeira vez que um óleo vegetal foi transformado em combustível foi em 1853, pelo cientista Patrick Duffy, anos antes de o primeiro motor diesel tornar-se funcional. Rudolf Diesel, em 10 de agosto de 1893, fez funcionar o primeiro motor abastecido somente com óleo diesel, produzido a partir do amendoim. Em memória a este evento, 10 de agosto é conhecido como o “Dia Internacional do Biodiesel”.
Algumas das vantagens do biodiesel são: é uma energia renovável, sua queima não aumenta as emissões de CO2, gera empregos no setor primário, entre outras. Algumas desvantagens são: as extensas áreas de cultivo para produzir matéria prima podem interferir no meio ambiente, pode gerar um aumento considerável no preço dos alimentos e não se sabe como o mercado irá absorver a glicerina, subproduto da produção do biodiesel.
O biodiesel começa a ser usado para outras funções, além de ser combustível para ônibus e caminhões, pode ser utilizado para transporte ferroviário e aéreo. Também pode ser usada como óleo para aquecimento doméstico e comercial, em Massachusetts (estado norte americano), uma lei obriga que os aquecimentos domésticos a diesel, tenham 2% de biodiesel na sua composição. O biodiesel pode e deve ser uma alternativa ambientalmente correta para a substituição dos combustíveis fósseis.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Informática e Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93