Toda e qualquer ocupação feita pelo homem gera impactos diretos nos ecossistemas que s&
Biologia
11/12/2013
Toda e qualquer ocupação feita pelo homem gera impactos diretos nos ecossistemas que são subjugados. Sempre que acontece o estabelecimento de uma edificação em uma área qualquer, todas as atividades que são desenvolvidas acarretam algum tipo de consequência direta nas condições naturais da zona de implantação.
A verdade é que o microclima local acaba sendo alterado em virtude das alterações que são feitas na flora, fauna e incidência de recursos naturais peculiares da região que sofreu a intervenção.
Os movimentos de terra realizados em escavações e terraplanagens, e a derrubada de espécies vegetais, são dois processos que deveriam passar por análise e concessões municipais antes de serem realizadas. Infelizmente não existem regras claras que impeçam a ação indiscriminada do ser humano em todos os municípios, através de secretarias específicas para tal fiscalização.
O ideal é que todo empreendimento novo a ser implantado pudesse passar por uma análise de seu impacto ambiental, para que as medidas necessárias pudessem ser tomadas na minimização ou em alguns casos a inviabilização do mesmo.
Não só durante o processo de estabelecimento do empreendimento que acontecem as agressões ao meio ambiente, é durante a execução dele que vamos verificar um alto índice de poluição, causados pelos resíduos de obra. É durante essa etapa que são constatadas igualmente o descarte de recursos naturais e falta de bom senso em sua utilização.
Para a realização das atividades no canteiro de obras são necessários equipamentos e insumos para que os trabalhadores possam constituir os diversos elementos construtivos.
Se pensarmos que toda a matéria-prima que entrou na obra passou pelo processo de extração, manufatura e transporte até chegar ao local de sua utilização, chegaremos à conclusão de que os diversos processos geraram de alguma forma e em uma determinada intensidade, um percentual significativo de poluição no planeta.
Finalizado o processo de execução do imóvel, começa uma nova etapa dentro das consequências da ocupação humana. Uma vez habitando ou utilizando o imóvel, o homem passa a gerar resíduos que agridem o local em que está estabelecido e também os possíveis destinos dados a esse lixo.
Outro fator negativo é o desperdício dos recursos naturais, bem como a falta de políticas de reutilização ou reaproveitamento dessas fontes naturais. Na imagem a seguir podemos ver um protótipo que serve de modelo para uma residência, onde são potencializados o uso inteligente e reaproveitamento de recursos naturais, tais como: captação de energia solar, utilização da água da chuva para fins específicos, tratamento de esgoto, separação de resíduos, etc.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93