Tecido muscular estriado: Processos dos movimentos de contração e relaxamento

Tecido muscular estriado
Tecido muscular estriado

Biologia

10/01/2014

Os filamentos de actina que estão presentes nos músculos estriados, possui forma globular podendo estar livre (actina G) e podem estar unidas a outras moléculas (actina F).

Entre uma estria e outra (sarcômeros), existem os filamentos finos (união de moléculas de actina) e filamentos grossos que são os filamentos de miosina. Quando os músculos se contraem, os sarcômeros são contraídos e os filamentos finos se aproximam. Os filamentos grossos possuem um bastão e cabeças na extremidade que se movimentam em sentido a puxar os filamentos finos para a contração. O filamentos de actina unidos, a cada 7 actinas aproximadamente existe o sitio ativo, na qual a tropomiosina que é uma molécula extensa fica sobre o sitio ativo e a troponina que possui forma globular fica sobre a tropomiosina bloqueando o sitio ativo e impedindo que as cabeças de miosina possam se unir ao sitio ativo fazendo assim a contração.

Para que possa ocorrer a contração, o sistema nervoso central manda comando para que o retículo endoplasmático liso libere íons cálcio para que a troponina mude de lugar e descubra a tropomiosina escorrega descobrindo o sítio ativo, neste momento então as cabeças de miosina podem se unir ao sitio ativo e puxá-los fazendo com que os sarcômeros se contraiam, contraindo todo o músculo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Aline Lage dos Santos

por Aline Lage dos Santos

Estudante

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93