Modelo atômico de Bohr

Bohr fez um grande complemento ao modelo atômico de Rutherford
Bohr fez um grande complemento ao modelo atômico de Rutherford

Biologia

29/01/2014

Bohr complementou o modelo atômico de Rutherford com seus Postulados, com a ideia de níveis ou camadas eletrônicas:
1°) Os elétrons descrevem órbitas circulares em torno do núcleo atômico, sem absorverem ou emitirem energia.
2°) O elétron absorve uma quantidade definida de energia quando salta de um nível energético para outro mais externo e ao retornarem aos níveis originais, devolvem essa energia na forma de ondas eletromagnéticas.


Recebendo energia (térmica, elétrica ou luminosa) do exterior, o elétron salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; a quantidade de energia recebida é, porém, bem definida (um quantum de energia). Pelo contrário, ao voltar de uma órbita mais externa para outra mais interna, o elétron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação eletromagnética, como ultravioleta ou raios-X (daí o nome fóton, que é dado para esse quantum de energia).


O entrelaçamento entre matéria e energia é notável: a energia luminosa (luzes de todas as cores) é o resultado do “salto” dos elétrons entre as várias órbitas eletrônicas possíveis ao redor de um dado núcleo. Assim, ao “átomo de Rutherford” complementado pelas ponderações de Bohr foi dado o nome de modelo atômico de Rutherford-bohr.


No modelo atômico de Bohr os elétrons estão arranjados em órbitas bem definidas em volta do núcleo. O número de elétrons orbitais em cada núcleo é igual ao número atômico (Z), isto é, ao número de prótons do núcleo. A órbita mais interna é referida como nível K (número máximo de elétrons no nível K é 2), sendo seguida pelo nível L (número máximo de elétrons é 8), M (número máximo de elétrons é 18), N (número máximo de elétrons é 32), exceto que na órbita mais externa o máximo são 8 e assim por diante.


O termo elétron de Valência é usado para designar os elétrons da camada mais externa. Estes elétrons são importantes, pois definem as propriedades químicas dos elementos. Por exemplo, os gases Hélio, neônio, argônio, kriptônio, xenônio e radônio, são os átomos com a última camada preenchida ao máximo, sendo quimicamente não reativos. A energia de ligação é maior na camada mais interna (K) e diminui progressivamente para as camadas mais distantes. Para remover um elétron de sua órbita é necessário que sua energia de ligação seja vencida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93