O macho constrói um ninho formado por pequenas bolhas de ar
Biologia
30/01/2014
O peixe Beta é famoso por suas cores exuberantes e por ser um dos peixes mais comercializados para quem gosta de aquários. Além de bonito, o peixe Beta exige alguns cuidados especiais e possui, inclusive, o apelido de “peixe de briga”. A origem do nome Beta dá-se pela sua própria origem, que advém de águas próximas a uma tribo chamada Ikan Bettah. Esta tribo habitava regiões onde hoje concernem à Tailândia.
A fama de o Beta ser muito bravo na verdade ocorre porque o macho desta espécie defende seu território na presença de outro macho. Por isso, nunca se pode criar peixes machos em um mesmo aquário. Inclusive, na Ásia, existe o costume de colocar dois peixes Betas machos juntos para vê-los batalharem até a morte.
O mais interessante é a maneira como este belíssimo peixe se acasala. O macho constrói um ninho formado por pequenas bolhas de ar envoltas por um muco bucal, permitindo assim que uma fêmea deposite os óvulos através de uma “ajudinha” do macho que se curva sobre o corpo dela abraçando-a. Nesse instante, o macho solta seus espermatozóides na água, permitindo que os mesmos sejam fecundados. Quando isso ocorre, a fêmea precisa ser retirada do aquário. Depois 48 horas, nascem os alevinos, e o macho permanece cuidando de seus filhotes, por sete dias, processo esse que permite que eles sejam capazes de se alimentar e nadar sozinhos. Quando isso, ocorre os filhotes devem ser retirados do aquário.
Existem alguns cuidados que devem ser feitos com relação às possíveis doenças que esta espécie de peixe está propícia a contrair. Cuidados devem ser tomados, como a condição da água, alimentação de boa qualidade e temperatura. Este peixe deve ser alimentado com rações especiais para sua raça. A água precisa ser trocada parcialmente a cada 15 dias, por água mineral ou filtrada. É preciso utilizar um aquecedor de 1 watt de potência ou uma lâmpada sobre o aquário no inverno. Já em outras estações, a água deve sempre permanecer aproximadamente em 27°C. É importante evitar variações de temperatura. Essa espécie de peixe, se for bem tratada, pode viver até 5 anos.
Fontes de apoio:
BBEL. Curiosidades sobre o Peixe Beta. Camila Carnicelli. Disponível em < http://www.bbel.com.br/variedades/post/curiosidades-sobre-o-peixe-beta/page3.aspx#sl > Acesso em: 27/1/2014
Manja de Tudo. Curiosidades sobre o Peixe Beta. Disponível em <http://manjadetudo.com.br/dicas.php?dica=511> Acesso em: 27/1/2014
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93