A repercussão da questão dentro da organização e o crescimento de sua importância acontecem com base no momento em que a empresa se dá conta de que essa atividade, em lugar de ser uma área que só lhe proporciona despesas, pode transformar-se em um ótimo local de oportunidades de redução dos custos.
Dessa forma, se este potencial é alto, sua importância na estratégia é vital e sua corrente avaliação uma questão de sobrevivência. Se esse potencial é diminuído, a variável ecológica pode ser considerada, porém seu impacto será sempre de importância secundária na formulação da estratégia organizacional.
Um, que se forma externamente à organização e que pode ser dividido em dois contextos distintos: internacional e nacional. No internacional, perceptível nas empresas multinacionais, caracteriza-se pela transposição das políticas institucionais das matrizes.
No contexto nacional, essa influência externa caracteriza-se pelas exigências da legislação ambiental, que passam a instaurar normas de atuação que resultam em repercussões em nível interno nas organizações interessadas em equacionar seus problemas ambientais.
A partir de instante em repercussão na estrutura organizacional e na própria postura estratégica, concretizam-se em dois níveis: em nível formal, com inclusão de funções, atividades, autoridades e responsabilidades específicas em relação a variável ecológica, e em nível informal, espalhando entre todos os componentes da organização a ideia de que a responsabilidade ambiental é, além de ser um comprometimento formal da empresa, uma tarefa conjunta, que deve ser feita por todos os funcionários, desde os elementos da alta cúpula até os mais humildes trabalhadores.
As demais unidades administrativas são afetadas de forma diferenciada, em virtude de sua maior ou menor ligação funcional a área ambiental, para que a causa ambiental da empresa atinja seus objetivos, a atividade de meio ambiente na organização deve potencializar ao máximo sua atuação junto aos demais setores da empresa, procurando integração profissional, responsável e perfeita sintonia de interesses.
O aspecto mais necessário e fundamental a ser enfatizado para a perfeita harmonização e integração da área ambiental junto às demais áreas funcionais é a disposição política da Alta Administração em transformar a causa ecológica em um princípio básico da empresa.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93