Diagnóstico qualidade da água rio Chiquinha/RS, a partir do estudo de Diatomácea

Biologia

15/07/2008

A manutenção da qualidade das águas é uma das principais preocupações atuais, porém a falta de conscientização e de ações concretas e efetivas de vigilância sanitária, permite que a poluição e a deterioração dos rios aumentem vertiginosamente. A utilização das águas de rios, especialmente daqueles cujo curso atravessa as áreas urbanas, tem se tornado um risco para saúde de seus usuários, que desinformados continuam se banhando, bebendo, e lavando roupas e louças nestas águas. Isto é ainda mais grave em bairros de periferia, onde geralmente não há rede de água e de esgotos, ou seja os meios mínimos necessários para que a população tenha uma qualidade de vida razoável. É visto que esse tipo de atitude não prejudica somente a população, pois a poluição atinge todo o curso do rio, desde a nascente até a foz, o que pode, além de transmitir diversos tipos de doenças para o ser humano, resultar em grande desequilíbrio ecológico, tanto para as espécies que ocupam o rio como seu habitat, quanto para as que predam animais desses rios e até pelas que são predadas por eles (peixes que se alimentam de larvas). A suinocultura é a principal atividade agropecuária do município de Frederico Westphalen, entretanto esta atividade apresenta alto potencial de contaminação ambiental (MISSIO, 2003). Tendo em vista que os suinocultores, em sua maioria, não possuem infraestrutura adequada para o tratamento de dejetos, isto resulta no comprometimento das águas do Rio Chiquinha e conseqüentemente da Bacia Hidrográfica do Várzea. Além disso, este rio que nasce na área urbana do Município de Frederico Westphalen e deságua no Rio da Várzea, recebe efluentes domésticos e industriais (resinas) provenientes da área urbana. A eficácia do uso de organismos bioindicadores para avaliação da qualidade das águas, e em especial de diatomáceas, é fundamentada em algumas características dessas algas, tais como a sua ocorrência em qualquer lugar ao longo do rio, da nascente a foz; a sensibilidade de algumas espécies às mudanças ambientais, enquanto outras são muito tolerantes; à resposta a mudanças ambientais em médio e longo prazo. Além disso, podem ser facilmente coletadas em grandes quantidades em superfícies pequenas, com relativa rapidez e conhece-se uma boa quantidade de informações sobre a ecologia das diatomáceas. O objetivo principal deste trabalho foi identificar os grupos de diatomáceas bioindicadoras e avaliar a qualidade da água do Rio Chiquinha, Município de Frederico Westphalen, a partir de um indicador biológico, visando ter um resultado prolongado sobre o nível de poluição orgânica dessas águas, a partir da análise de diatomáceas. Justifica-se a realização desse trabalho devido à importância deste estudo para toda a comunidade de seres vivos que estabelece uma interdependência com este rio.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93