Pode-se definir poda como sendo a eliminação ou retirada de partes de uma planta, com o objetivo de dar melhor forma e equilíbrio entre folhagem e floração. Antes de podar qualquer planta deve-se conhecer os seus hábitos de crescimento e floração.
As podas têm várias funções. Podem ser usadas para fins estéticos, para estimular a produção de ramos, flores e frutos e, também, como medida de controle fitossanitário. As podas podem ser divididas em: limpeza, formação e condução. Independentemente do tipo, estimulam a produção de ramos, flores e frutos.
a) Poda de limpeza ou manutenção
Este tipo de poda é utilizado para remoção de partes indesejadas da planta como:
- Retirada de galhos velhos e/ou doentes;
- Retirada de ramos e partes das plantas que estejam mortos;
- Retirada de ramos e partes infestadas (irremediavelmente) por insetos;
- Retirada de ramos partidos em consequência de excesso de força na modelagem;
- Retiradas de ramos que se cruzam e raspam um no outro.
b) Poda de formação
Tem o objetivo de dar à planta, ou a um conjunto de plantas, uma forma básica de tronco e ramos, a fim de se ter uma distribuição equilibrada. Normalmente este tipo de poda é realizada nos viveiros, dando uma formação inicial à planta.
c) Poda de condução
Objetiva orientar a planta em determinado sentido ou sobre um suporte. Esta poda é muito utilizada para se formar o bonsai, pois geralmente possuem um crescimento limitado ou direcionado.
d) Desbrota
Consiste na retirada dos brotos “ladrões” que surgem de gemas laterais existentes em mudas de árvores e arbustos e mesmo em espécies adultas, quando podadas, muitas vezes tirando a estética do bonsai. Com a retirada do ramo ladrão aumenta a facilidade de conduzir a haste principal.
e) Podas de raízes
As podas de raízes são realizadas quando se faz a troca de recipiente ou quando se faz a poda de manutenção, na qual se retira um terço das raízes e se coloca substrato novo com adubação. Nas plantas de porte pequeno a eliminação das raízes é um processo fácil, mas no caso de árvores mais velhas é uma técnica um pouco complicada, pois, as árvores ficam suscetíveis à queda, muitas vezes sendo necessário tutorar a planta após a poda.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93