O que é inversão térmica.

A inversão térmica ocorre nos dias frios
A inversão térmica ocorre nos dias frios

Biologia

01/10/2015

Como decorrência do acúmulo de poluentes na atmosfera, as grandes cidades freqüentemente parecem estar mergulhadas em densa névoa. Esse fenômeno é mais facilmente notado no inverno. Camadas inferiores de ar são normalmente mais quentes que as superiores, devido à irradiação do calor do solo.

As camadas mais quentes são menos densas que as frias. As camadas de ar quente tendem a subir, enquanto que as camadas de frio tendem a descer. Assim, há uma circulação vertical do ar, o que permite a dispersão dos poluentes.

            A inversão térmica ocorre nos dias frios, quando as camadas inferiores de ar permanecem frias e densas, não havendo circulação vertical do ar. Se não houver ventos fortes que desloquem essas camadas horizontalmente, ocorrerá a formação de uma névoa com altas taxas de poluentes, que só será dispersada por novas alterações meteorológicas.

Durante as inversões térmicas, observa-se uma série de alterações fisiológicas no homem, como irritação dos olhos e das vias respiratórias, aumento dos casos de rinites, alergias respiratórias, etc.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alexandre do Prado Caldas Serafim

por Alexandre do Prado Caldas Serafim

Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93