ORIGEM DA VIDA - COMO TUDO COMEÇOU?

Sabemos alguma coisa sobre a que é a vida
Sabemos alguma coisa sobre a que é a vida

Biologia

01/10/2015

Sabemos alguma coisa sobre a que é a vida. Porém, não temos nenhuma certeza de como a vida surgiu no nosso planeta. Não sabemos, sequer, se ela é um fenômeno exclusivo da Terra, ou se também apareceu em outros lugares, no Sistema Solar, ou numa galáxia distante. Ao longo da história da humanidade, várias hipótese foram levantadas; algumas foram rejeitadas; outras ainda representam possibilidades. Vamos examinar algumas dessas idéias:

 

a)    Criação Divina: essa idéia afirma que a vida foi criada por uma força superior, por uma divindade. Evidentemente isso não pode ser verificado de forma científica; assim, essa crença, embora respeitável, tem mais a ver com a fé do que com a ciência.

 

b)    Origem Extraterrestre: idéia bastante popular numa certa época, propondo que a vida se originou fora da Terra e chegou ao nosso Planeta sob a forma de “esporos” (significa formas de resistência que certos organismos tomam quando em condições ambientais adversas), trazidos por meteoritos vindos do espaço, e que teriam se desenvolvido nas condições favoráveis da Terra. Um forte argumento contraria essa hipótese: os meteoritos, ao entrar em alta velocidade na atmosfera, sofrem intenso aquecimento, devido ao atrito com o ar; isso destruiria rapidamente qualquer ser vivo nelas existentes. No entanto, foram encontrados recentemente substâncias orgânicas, como aminoácidos e bases nitrogenadas, em meteoritos; isso mostra que a formação de substâncias orgânicas no universo, passo necessário para o surgimento de vida, é mais comum do que se pensava.

 

c)    Origem por Evolução Química: é a idéia mais aceita hoje. A vida teria surgido de forma espontânea no planeta, por evolução química de moléculas. Os cientistas, além disso, conseguiram reproduzir em laboratório algumas das condições primitivas, testando se elas poderiam ter favorecido o aparecimento da vida.

            Não é fácil aceitar que a vida tenha sido resultado de combinações químicas que ocorreram por acaso. É necessário considerar, porém, que o número de “tentativas químicas” foi muito elevado por um tempo extremamente longo, da ordem de centenas de milhões de anos.

            A partir dessas reações surgiram os primeiros seres vivos, que por reprodução povoaram os mares primitivos. Não devemos esquecer que os seres, desde que surgiram, evoluíram, tendo sido selecionadas as variedades que melhor se adaptavam ao ambiente. Em outras palavras: os organismos se modificaram ao longo do tempo, proporcionando grande diversidade de formas de vida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alexandre do Prado Caldas Serafim

por Alexandre do Prado Caldas Serafim

Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93