Remoção de íntrons

Em eucariontes o pré-RNA, sintetizado a partir do DNA durante a transcrição
Em eucariontes o pré-RNA, sintetizado a partir do DNA durante a transcrição

Biologia

21/10/2015

Em eucariontes o pré-RNA, sintetizado a partir do DNA durante a transcrição, precisa ser processado para originar uma molécula de RNA madura. Este processamento inclui a adição do revestimento Metil-Guanosina na extremidade 5’da molécula, a adição da cauda Poli-A na extremidade 3’e a remoção de íntrons.

Os íntrons são altamente divergentes, mas apresentam algumas sequências conservadas: GU na ponta 5’, AG na ponta 3’e o boxTACTAAC (pouco conservado). Existe 3 tipos de remoção de íntrons, dependendo do tipo de RNA que é processado:

No pré-RNA transportador (RNAt) uma “endonuclease de recomposição" ligada a membrana faz 2 cortes nas pontas dos íntrons e uma "ligase de recomposição" une as 2 extremidades do RNAt. No pré-RNA ribossômico (rRNA) o íntron é excisado por duas transferências de ligação fosfodiéster num processo intrínseco à molécula.

A remoção de íntrons do pré-RNA mensageiro (pré-mRNA) é realizada por spliceossomos. Cada spliceossomo é formado por 4 RNPsn (pequenas ribonucleoproteínas nucleolares) além de proteínas. A excisão de um íntron requer o spliceossomo completo ligado às suas sequências conservadas. No processo as extremidades 5’e 3’do íntron são consecutivamente clivadas e os dois éxons são unidos por ligação fosfodiéster.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ana Patrícia Barros Cordeiro

por Ana Patrícia Barros Cordeiro

Doutora em Genética e Biologia Molecular Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93