30/05/2009
Em operação no município de Marcelância, em Mato Grosso, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreenderam madeira clandestina e observaram que as ações na floresta amazônica continua em ritmo muito acelerado.
Segundo o órgão, em três meses, foi apreendida madeira equivalente ao corte criminoso de seis mil árvores. Algumas árvores são derrubadas com raiz, outras que permanecem em pé, mas estão condenadas à morte. Estas árvores cortadas ilegalmente, pois estão em área de preservação, vão parar em serrarias. Na ocasião, os fiscais fecharam e lacraram a serraria, fazendo com que o dono e funcionários abandonassem o local assim que perceberam a chegada da fiscalização.
Em outra ocasião, mais uma serraria foi fechada e os fiscais do Ibama, chegaram a tempo de evitar o descarregamento de toras clandestinas. O caminhão foi apreendido e a madeireira multada. Durante a operação, nove motoristas receberam voz de prisão.
“Embora a legislação ambiental brasileira seja reconhecida como uma das mais bem elaboradas do mundo, enquanto não houver fiscalização as leis continuarão sendo, muitas vezes, ineficientes”, aponta o biólogo e tutor do Portal Educação Carlos Lehn.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93