Brasil sofre com problema de pragas na agricultura

O fortalecimento das pragas pode chegar a milhares de vezes
O fortalecimento das pragas pode chegar a milhares de vezes

Biologia

21/11/2009

A agricultura no Brasil tem enfrentado um sério problema referente às pragas na agricultura. O transtorno acontece devido à forte resistência que elas estão adquirindo, pelo fato do uso constante de inseticidas.

O fortalecimento das pragas pode chegar a milhares de vezes. No caso do ácaro-rajado, conhecido por danificar culturas de morango, crisântemo, rosa, pêssego, algodão e mamão notou-se resistência que varia de 570 a três mil vezes e isso tem dificultado o controle desses males.

Foi verificado ainda, que algumas populações de ácaro-praga estão fortes contra todos os produtos disponíveis no mercado.

Para determinadas culturas como o morango, os agricultores passam por grandes dificuldades nos meses finais da cultura, e por isso são forçados a comprometer parte de suas plantações, gerando assim, sério prejuízo econômico.

Para o tutor do Portal Educação, Carlos Rodrigo Lehn, é natural que algumas dessas pragas desenvolvam resistência, dificultando o controle desse inconveniente.

“Utilizar aplicações repetidas e com o mesmo princípio ativo podem fazer com que as pragas adquiram resistência em um menor número de gerações e dessa forma o controle fica inviável”, explica Carlos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93