23/01/2016
Epigenética.
Desde o mapeamento do genoma humano os olhos da maioria da comunidade cientifica se voltaram para os genes. Ate então se achava que nós seres vivos éramos escravos de nossos genes.
Em 1942 o biólogo Conrad Hal nomeou o as interações causais dos genes e o seu produto de epigenética. Esse novo ramo da biologia surge tentando responder questões antes complicadíssimas “não que ainda não seja”, como a diferenciação celular sendo que todas as células possuem os mesmo genes? Tal resposta surge mais tarde ao descobrir quem em diferentes células diferente genes estão se expressando, por exemplo, um neurônio não produz mioglobina assim como um fibroblasto não produz serotonina. Isso ocorre por que nos neurônios um gene se expressa, gene esse inativo nas células musculares.
Outra forma que os pesquisadores encontraram para evidenciar a funcionalidade das substancias epigenética foi usar gêmeos univitelinos, após um logo período de observação e acompanhamento foi notório e evidente que como cada um dos gêmeos levavam a vida influencia diretamente a expressividade e inatividade dos genes, fato mais notório ainda por ser em gêmeos univitelinos onde geneticamente são idênticos.
Essas pesquisar tende a confirmar o que Robin Holliday definiu sobre os mecanismos de controle temporal e espacial da atividade dos genes durante o desenvolvimento de organismos complexos. É muito importante a continuação das pesquisas nessa área, pois, essas pesquisas podem ajudar médicos farmacêuticos e dentre outros a analisar e desenvolver um melhor tratamento ou fármaco, além do mais tudo aquilo que eleve a ciências automaticamente eleva a sociedade para outro nível.
Referencias:
DNA o segredo da vida: James D. Watson
http://biologiadoenvolvimento.blogspot.com.br/2011/07/breve-historico-da-epigenetica.html
https://www.youtube.com/watch?v=VbUvjvC2HaE&feature=related&hd=1
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
lázaro Araújo, cursando licenciatura em ciências biológicas pelo instituto federal da Bahia, possui os cursos de extensão em citologia, microbiologia, farmacogenética,imunologia, hematologia e patologia clínica com aperfeiçoamento em introduction to cell physiology.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93