25/01/2016
Tipos de ácidos nucleicos virais.
Os vírus são as menores entidades biológicas, medido entorno de 30 nm, seu nome se origina da palavra veneno, esses seres parasitas obrigatórios, basicamente compostos por capsídio que nada mais é do que um envoltório proteico que abriga no seu interior um ácido nucléico (DNA ou RNA), também podendo possuir um envelope viral que é composto de lipídios e proteínas a exemplo o vírus influenza causador da gripe.
Poucos vírus são compostos por DNA ex: vírus da hepatite B, na grande maioria o RNA é o acido nucleico principal, sendo ele de cadeia simples podendo se subdividir em RNA de cadeia positiva, negativa e retrovírus.
Os RNA de cadeia positiva (+) são aqueles que possuem seu RNA principal idêntico ao seu RNA mensageiro. Exemplo: rubéola e o vírus da dengue.
Os RNA de cadeia negativa (-) possuem seu RNA principal complementar ao seu RNA mensageiro. Exemplo: o vírus do ebola e o da gripe.
Os retrovírus com auxilio da enzima transcriptase reversa (leva esse nome por fazer o processo inverso da transcrição gênica) cria um molde de DNA através do RNA presente em seu interior. Exemplo: HIV o vírus da AIDS.
Referencias:
Biologia volume 2 : BIOLOGIA DOS ORGANISMO– Jose Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho.
Biologia volume único – Sérgio Linhares, Fernando gewandsznajder.
Microbiologia médica e imunologia 10° EDIÇÃO – Warren Levinson
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
lázaro Araújo, cursando licenciatura em ciências biológicas pelo instituto federal da Bahia, possui os cursos de extensão em citologia, microbiologia, farmacogenética,imunologia, hematologia e patologia clínica com aperfeiçoamento em introduction to cell physiology.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93