29/01/2016
A preocupação referente ao desenvolvimento sustentável teve um elevado crescimento nos últimos anos, tornando-se necessário criarem-se novas maneiras de medir o desenvolvimento sustentável. A natureza fornece aos seres recursos básicos (energia, madeira, alimentos, água entre outros) para uma vida sadia.
Dessa forma a sustentabilidade somente será possível se os níveis de consumo de recursos e de gerações de resíduos forem compatíveis à capacidade do território de provê-lo e absorvê-lo.
A metodologia da pegada ecológica foi proposta por Rees e Wackernagel por volta de 1990. Sendo um importante instrumento para estudar, avaliar os impactos antrópicos no meio natural. Ela calcula a área bioprodutiva que é necessária para produzir todos os bens e serviços que serão utilizados por uma dada população.
A unidade de medida utilizada para medir a pegada ecológica é o hectare global (gha). A pegada ecológica para garantir uma vida totalmente sustentável na atualidade é de 2,1 gha por pessoa. No Brasil esse valor fica em torno de 2,4 gha.
A adoção de hábitos que diminuam a nossa Pegada Ecológica é muito importante para garantirmos a sobrevivência das outras espécies e dos seres humanos e para termos uma vida mais sustentável.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Solange Aparecida Pomicinski, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas pelo Instituto de Educação e Tecnologias (INET) Salvador-BA. Já participou de cursos sobre Educação Ambiental; Micropropagação Vegetal; Inventário Florístico; Biologia Forense; Estudo de impacto ambiental - EIA/RIMA entre outros.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93