01/03/2016
Conhecer o funcionamento de todo tipo de organismo vivo (incluindo os humanos) para ampliar a qualidade de vida é a meta de quem segue a carreira de biólogo, que tem muitas áreas de estudo e atuação.
Diferentemente do que se acreditou por muito tempo, a Biologia é uma das carreiras mais diversas que existem, possibilitando a colocação do profissional da área em trabalhos que vão da academia à indústria da alimentação e da saúde.
Acreditada por muitos como uma área de atuação do futuro, a Biologia foi instituída no Brasil há apenas 75 anos e tem se aproximado, cada vez mais, das questões de preservação e recuperação do meio ambiente, tão importantes nos últimos tempos. Daí as boas expectativas de crescimento.
Quem deseja abraçar a carreira deve gostar de ciência e natureza, ser empreendedor e proativo, além de ter gosto pela pesquisa (teórica e em laboratório).
Para embarcar na vida acadêmica, como pesquisador ou professor (em todos os níveis), o biólogo pode optar pela formação em Licenciatura, cuja grade curricular dá ênfase a questões pedagógicas. Para ser professor universitário, no entanto, pede-se especialização.
Já o bacharelado supre as necessidades das outras carreiras, como a de cientista, cujo foco do trabalho é o estudo, a catalogação e a sistematização de seres vivos além de todas as colocações na indústria e em programas governamentais não educativos.
Quem deseja trabalhar em laboratórios de análises clínicas e biológicas pode optar por cursos técnicos, que formam profissionais já dentro de especialidades definidas, como Ciências Biomédicas e Biotecnologia.
Como a área abarca temas de grande apelo social (como ecologia, patologias e estudos com células-tronco), os formados em Biologia têm diante de si um mercado com boas perspectivas de crescimento, com oportunidade de trabalhar em projetos governamentais e de indústrias, que vão da medicina a alimentos.
A recomendação de valor salarial publicada pelo Conselho Federal de Biologia é de cerca de 5.763 reais para a jornada de 40 horas semanais, e as áreas que mais crescem são as ligadas à Ecologia (incluindo auditorias, certificações e estudos de manejo ambiental).
Há muitas áreas a que um biólogo pode se dedicar, incluindo ensino, meio ambiente, genética e biotecnologia, controle de pragas, microbiologia, biologia marinha, bioinformática e gerenciamento costeiro.
Botânica
Estuda as especificidades de plantas, sua reprodutibilidade, sobrevivência e diversidade.
Paisagismo
Resgata estilos diversos de conservação e uso de plantas para a criação de paisagens que unam beleza com utilidade (como sombra e fortificação do solo contra a erosão), além de técnicas de implantação, adubagem, irrigação etc.
Ecoturismo
Aborda temas como desenvolvimento sustentável, impacto ambiental e estruturação da indústria do turismo, de modo a aproveitar oportunidades naturais locais sem degradar o meio ambiente.
Biodireito
Abarca questões referentes aos princípios bioéticos em discussões sobre direitos humanos, aborto, saúde mental e reprodução assistida, por exemplo.
Direito Ambiental
Estuda os códigos, as responsabilidades e as soluções criadas pela sociedade e suas instituições no que se refere a questões de impacto socioambiental, como proteção da fauna e flora, do solo, da atmosfera e até a exploração de minérios e o uso de agrotóxicos.
Certificações
Foca no aprendizado e na criação de mecanismos de fiscalização e identificação social de empresas e instituições que possuem salvaguardas a respeito do manejo ambiental, visando à recuperação ou à manutenção do meio ambiente nas áreas em que atua.
No campo da saúde, entre outras, estão incluídas as seguintes especialidades:
Biossegurança hospitalar
Pesquisa, documenta e aplica métodos de controle e prevenção de infecções hospitalares.
Clonagem
Aprofunda-se na área de sequenciamento genético, bem como na criação de bibliotecas genômicas e métodos de transformação e seleção de clones, aplicados, principalmente, no ramo da agricultura.
Interessado em se tornar um biólogo? Não deixe de conferir nosso amplo portfólio de cursos na área de Biologia
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93