Estilos de Bonsai

Os bonsais são classificados em estilos e em relação ao seu porte.
Os bonsais são classificados em estilos e em relação ao seu porte.

Biologia

03/06/2015

Um bonsai para ter a naturalidade de uma planta em seu habitat natural, deve ser respeitada as características da planta a ser trabalhada. Os bonsais são classificados em estilos e em relação ao seu porte.

Quanto ao porte são classificados por quatro categorias: mini ou "mame" até 15 cm, pequenos medindo de 15 a 30 cm, médios com altura entre 30 e 60 cm e grandes com mais de 60 cm. E quanto aos estilos são classificados em relação a seu formato estético.

TACHI-GI = Neste grupo temos os estilos de bonsai com tronco único e ereto

Vertical Formal - "Chokkan"

Como o próprio nome indica, o tronco é vertical e absolutamente reto, com perfeita conicidade e galhos em todas as direções. Na natureza, árvores desta conformação indicam um crescimento livre de adversidades. Este estilo representa o máximo de equilíbrio, sendo, para tanto, fundamental um nebari bem formado por raízes fortes e dispostas radialmente.


Vertical Informal - "Moyogi"


É o estilo que mais identifica a arte do bonsai - é o mais popular. O tronco é ereto, porém com curvas que o movimentam em todas as direções. O eixo principal da árvore tem que conter o ápice e o nebari (permitidos pequenos desvios). Caso contrário, resultaria o estilo inclinado.


Inclinado - "Shakan"

Neste estilo, o tronco é reto, porém deslocado do seu próprio eixo, ou seja: inclinado. O mais difícil é obter equilíbrio visual em uma árvore com desequilíbrio físico. O equilíbrio visual é buscado através da oposição do ápice, dos galhos e/ou do nebari, ou seja, enfatizando-se em sentido oposto à inclinação do tronco o que de mais favorável se tem do ápice, dos galhos e do nebari.


Varrido Pelo Vento - "Fukinagashi"

Como definido pelo nome, indica o desenvolvimento de uma árvore sob o regime de vento predominante, causando a inclinação do tronco naquele mesmo sentido, bem como "marcas" no lado que recebe o vento. Dada esta condição adversa, a copa não apresenta densidade.


Literato - "Bunjin-Gi"


É o estilo em que a predominância de massa verde encontra-se no alto do bonsai. Caracteriza-se por linhas fluídas, limpas e elegantes. Este estilo "adota" outros estilos para a sua existência - podemos ter o literato "sobre" os estilos vertical, inclinado, cascata e outros.


Vassoura - "Hokidachi"

Neste estilo, o tronco é absolutamente reto e vertical, subdividindo-se em inúmeros galhos que, nascendo de um mesmo ponto de tronco e em todas as direções, formam uma única copa. Dada a grande quantidade de galhos que formam a copa, é importante que se elimine aqueles que "atravessem" a copa, possibilitando as melhores insolação e aeração do conjunto.


KENGAI = Neste grupo temos os estilos de bonsai cujo tronco se projeta abaixo da borda da bandeja.

Cascata - "Kengai"

No estilo cascata a árvore apresenta forte inclinação vertical no sentido da face lateral da bandeja. A parte mais externa da árvore deve estar em nível inferior ao fundo do vaso. Variações deste estilo apresentam tronco único ou múltiplo, presença ou não de ápice.


Semicascata - "Han-Kengai"


Neste estilo, a árvore também se inclina para baixo, embora de forma menos acentuada. A parte mais baixa da copa/tronco situa-se próximo da altura do vaso, com inclinação em torno dos 45°.


TRONCOS COMPOSTOS =
Como na natureza, neste grupo de estilos encontramos as associações de troncos ou de árvores, o que denota o bonsai de uma árvore com mais de um tronco ou originado da associação de duas ou mais árvores.


Tronco Duplo - "Sokan"


Este estilo decorre de uma árvore com dois troncos nascidos de uma mesma base, sendo um predominante em relação ao outro - mais alto e mais grosso. O movimento geral das duas "árvores" deve ser o mesmo, haja visto que se desenvolveram sob as mesmas condições. Neste estilo, a exemplo de todos os outros com mais de uma árvore, a "planta" menor inclina-se "para fora" da maior "fugindo" da sombra da maior.


Dois Troncos - "Soju"


A diferença básica deste para o estilo tronco duplo reside nas raízes. Naquele a base é única enquanto que no "SOJU" os nebari são independentes. Uma nomenclatura mais adequada para o estilo seria: "árvores gêmeas".


Tronco Múltiplo - "Kabudachi"

São considerados tronco múltiplo árvores com cinco ou mais troncos em um único nebari. É muito importante que o trabalho com cada tronco/copa leve em conta o resultado do conjunto, o que, para tanto, alguns troncos podem/devem ser "vistos" como galho.


Balsa - "Ikadabuki"


Este estilo tem origem numa árvore tombada, de cujo tronco em contato com o solo surge um extenso enraizamento e, consequentemente, múltiplas brotações e/ou modificação de antigos galhos em novos troncos. Usualmente, neste estilo tem-se um monótono alinhamento dos múltiplos troncos. A inclinação (para frente e para trás) dos vários troncos tende a minimizar tal situação. Em outro estilo muito semelhante a este, o "NETSURANARI", esta linearidade não ocorre tão frequentemente, pois os múltiplos troncos são formados de uma raiz que se estende sobre o solo de forma sinuosa.


Bosque Ou Floresta - "Youse-Ue"

São grupos de pelo menos cinco árvores plantadas em conjunto. O número de árvores que compõe o grupo deve ser ímpar, até que se atinja uma quantidade de unidades tão elevada que a contagem dos troncos deixe de ser possível com uma simples observação do conjunto. Também neste estilo prevalece o sentido de grupo - triangulação, profundidade, equilíbrio. A formação do bosque pode ser expressa por dois ou mais subgrupos, sempre prevalecendo o todo em relação às unidades.


EXPRESSÃO DE RAÍZES = Neste grupo de estilos a maior ênfase é dada pelas raízes expostas de modo muito marcante.

Raízes Sobre A Rocha - "Ishitsuki"

Este estilo agrega, além da árvore e da bandeja, um novo elemento da composição: uma pedra. Neste caso as raízes são "altas" e descem a pedra, em forma de "abraço apertado" em direção ao substrato da bandeja. Espaços ou vazios entre as raízes e a rocha reduzem a qualidade do bonsai. Uma variação deste estilo resulta de plantar a árvore na rocha, ou seja, em depressões adequadas para receber o substrato e a árvore.


Raízes Expostas - "Neagari"

Este estilo expressa bem o embate da árvore contra as forças da erosão. Nesta luta a árvore sob a ameaça da derrubada natural, consequente da progressiva retirada do seu solo de sustentação, multiplica e fortalece suas raízes cada vez mais expostas. Assim, no bonsai deste estilo as raízes expostas mostram-se como parte do tronco.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93