Mecanismo do Tato

Tato.
Tato.

Biologia

04/08/2015

Para explicar o mecanismo do tato, vamos usar o exemplo de uma sensação dolorosa.

Quando espetamos o dedo em um alfinete, as terminações nervosas livres existentes na superfície da pele captam a sensação dolorosa e a transforma em um impulso nervoso que segue pelos nervos até o cérebro.

No cérebro, o impulso nervoso é reconhecido e interpretado no córtex somestésico (como uma sensação dolorosa). O mesmo ocorre com as sensações térmicas, de contato (tátil) e de pressão, porém elas são captadas por receptores específicos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93