Análise de Crédito e Cobrança: Tipos de cobranças de crédito

Uma cobrança rigorosa para um crédito liberal
Uma cobrança rigorosa para um crédito liberal

Contabilidade e Finanças

18/10/2012

Credito Liberal/ Cobrança Rigorosa
Uma empresa vende para praticamente qualquer cliente, independente de sua capacidade creditícia, e todos os atrasos são perseguidos muito agressivamente. Este tipo de crédito inclui acompanhamento de cobrança conveniente, avaliação e cobrança de encargos moratórios, e ação judicial rápida. Programas organizados de cobrança são efetivamente implementados, o que pode produzir ótimos lucros. Frequentemente, entretanto, ocorre aumento dos custos do pessoal de cobrança e perdas com dívidas incobráveis.

Credito rigoroso/ Cobranças liberais
A verificação de crédito é rígida e procedimentos da política de aprovação de crédito são rigorosamente seguidos. Crédito é concedido somente para clientes de boa qualidade creditícia, ou seja, aqueles que ao serem avaliados pelo setor de cadastro, correspoderam às expectativas de pagamento futuro. Garantias pessoais, cartas de crédito e outras formas de instrumentos de crédito são usadas sistematicamente. Problemas de atraso geralmente são mínimos devido às práticas de crédito rigorosas, entretanto, o acompanhamento de cobrança é praticado muito brandamente. Esta política creditícia geralmente resulta em uma carteira de contas a receber de alta qualidade, mas vendas e receitas não são otimizadas. Muitas contas com risco de crédito um pouco acima do desejado são recusadas. Uma empresa usando este tipo de política não vai de encontro com as práticas altamente competitivas do mercado atual.

Crédito rigoroso / cobranças rigorosas
São usadas práticas muito rígidas de aprovação de crédito e o acompanhamento de cobrança é extremamente rápido. Esta política minimiza perdas de dívidas incobráveis e mantém a carteira a receber em um alto nível de qualidade. Lamentavelmente, esta prática de crédito também restringe o crescimento do volume de vendas e produz baixos níveis de lucro. Uma política de cobrança muito restritiva pode não ser adequada para o ambiente atual no qual as empresas operam.

Credito liberal/ Cobranças liberais
Vendas a crédito são feitas para praticamente qualquer cliente, independente de seu histórico creditício. Ações de cobrança são aplicadas vagamente. Níveis de venda mostrarão dramáticos resultados de crescimento com este tipo de política creditícia, entretanto, altas dívidas, altos custos de cobrança, despesas legais e outros custos de crédito serão incrementados rapidamente. Uma política de cobrança e crédito liberais usualmente resulta em menos lucros, ou grandes perdas, do que em outro tipo de política. Basicamente, muitas empresas que seguem esta modalidade tornam-se insolventes.

Credito moderado/ Cobranças moderadas
Um crédito moderado com uma política de cobrança moderada pode ser a política creditícia ótima. Crescimento das vendas, condições de recebimento, margens de lucro e fluxo de caixa, provavelmente serão otimizados e alcançados o melhor equilíbrio nos negócios. Custos de avaliação de crédito e perdas podem ser mantidos como aceitáveis.

Após separar os vários efeitos da política creditícia no desempenho de uma empresa, um analista de crédito deve ponderar qual é a melhor política creditícia. Em uma análise final, pode ser uma política creditícia que se situe entre estas cinco. O amplo uso de instrumentos de crédito pode encontrar uma base adequada para negociar com quase todos os clientes. Esta política geralmente encontra o equilíbrio necessário para o êxito nos negócios.

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