O Cadastro de Clientes e a Localização de Devedores

Utilize também as pesquisas pela internet, em sites específicos
Utilize também as pesquisas pela internet, em sites específicos

Contabilidade e Finanças

16/11/2012

O sucesso está ligado ao cadastro dos clientes, pois bem, o sucesso de um excelente trabalho de cobrança também está ligado ao cadastro. A recuperação de crédito vai depender e muito das informações coletadas e tratadas que ficaram no cadastro do cliente. O tratamento refere-se à confirmação, checagem de dados cadastrais para saber se eram verdadeiros. No cadastro ficam os endereços, telefones para contato, de parentes ou vizinhos e celular. Pelo cadastro é que se inicia o trabalho de cobrança.

Depois de constatada a real existência da dívida, verifica-se no cadastro os meios de fazer o primeiro contato com o cliente e os demais, caso seja necessário. Devemos lembrar que por vezes é comum encontrar cadastros em que os telefones são inexistentes (foram desligados) ou locais onde o cliente não reside nem trabalha mais. Para este caso temos o tópico a seguir.

A localização de devedores pode ocorrer que mesmo tendo tomado todos os cuidados, ainda assim o cliente não seja localizado. Ele pode ter se mudado, saído do emprego, trocado de celular, etc. Neste caso podemos tomar algumas medidas para tentar encontrá-lo:

- Ligar nos telefones antigos, que se não estiverem desativados, podem ter alguma informação. Se a pessoa que atende diz que desconhece o cliente, é bom insistir mais vezes, em outros dias. Às vezes a verdade acaba aparecendo.

- Ligar nos telefones que foram deixados para referências, estas pessoas que atenderão ao telefone talvez não queiram informar telefone ou endereço, mas poderão dar recado (lembre-se de não revelar o assunto a terceiros, deixe apenas nome e telefone e peça retorno urgente).

- Pesquisar na lista telefônica ou pela internet o endereço, o telefone. Pode tentar também pelo sobrenome localizar algum parente, ou pelo endereço algum vizinho (lembre-se de não revelar o assunto a terceiros, deixe apenas nome e telefone e peça retorno urgente).

- Se essas tentativas falharem, existe a possibilidade de enviar um cobrador ao local, para fazer uma visita à residência, e tentar pegar informações sobre o atual paradeiro do cliente. A visita no local de trabalho pode ser feita também, desde que seja muito discreta, em horário de almoço de preferência, mas é pouco recomendável.

O cliente poderá ficar nervoso, com medo de sofrer algum constrangimento, e a visita poderá acabar em processo judicial por danos morais. Isso só não ocorreria se o cliente fosse localizado e autorizasse a visita para pagar, se não pudesse ir até o local de pagamento. Utilize também as pesquisas pela internet, em sites específicos como: www.listaonline.com.br, www.telelistas.com.br, www.telefonica.com.br, www.sintegra.gov.br (que confirma a real existência de uma empresa a nível nacional através da consulta do número do CNPJ – cadastro nacional de pessoas jurídicas), www.receitafazenda.gov.br (verifica a real existência de um CPF – cadastro de pessoa física).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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