O que é arbitrador?

O arbitrador monta uma operação em que obtém ganho sem riscos
O arbitrador monta uma operação em que obtém ganho sem riscos

Contabilidade e Finanças

12/04/2013

O arbitrador é o agente econômico que busca identificar no mercado eventuais ineficiências momentâneas e que lhe possibilitem obter lucros sem praticamente correr riscos. Conforme Figueiredo (2005, p. 2), ele “[...] monta uma operação em que obtém ganho sem risco, a partir da constatação da existência de distorção no preço do derivativo [...]”. Conforme BM&FBOVESPA, o “[...] objetivo é aproveitar as discrepâncias no processo de formação de preços dos diversos ativos e mercadorias e entre vencimentos”.

A distorção no preço do derivativo, mencionada por Figueiredo (2005), é o indicativo de ineficiência momentânea do mercado que possibilita ao arbitrador a possibilidade de obtenção de lucro com baixo risco, quando não, sem risco. Um exemplo dessa ineficiência é apontado por Kerr (2011) ao citar a possibilidade de um ativo estar sendo negociado em diferentes mercados, num mesmo momento, por valores diferentes. Se considerar o fato de que se trata do mesmo ativo, ele deveria ser negociado pelo mesmo valor nas duas ou mais bolsas, entretanto, o fato de estar sendo oferecido por valores diferentes possibilita um cenário de ineficiência a ser explorado pelo arbitrador, que tende a comprar os ativos na bolsa em que está mais barato, para vendê-lo nas que está mais caro.

Em função da lei de oferta e demanda, o próprio fato do arbitrador comprar no mercado em que o ativo está sendo negociado mais barato e vender no que está com o preço mais elevado, acaba por contribuir para a regularização da ineficiência, pois quando ele compra onde está mais barato, eleva a demanda naquela bolsa, sinalizando para um aumento de preço e quando vende na que está mais caro, aumenta-se a oferta, sinalizando para uma redução do preço. Esse processo acontece até que os valores do mesmo ativo nas diferentes bolsas sejam igualados, eliminando-se, portanto, o cenário de ineficiência.

Observe que o cenário de ineficiência, portanto, consiste num cenário temporário porque a durabilidade da ineficiência ocorre somente durante o período em que as alterações de preço começam a ocorrer e se estende até que haja equilíbrio novamente. E, é exatamente em função dessa contribuição que ocorre a afirmação de Kerr (2011, p. 185) no sentido de que o “[...] arbitrador tem uma função importante no mercado, pois, quanto mais intensa for a sua atuação, mais eficiente o mercado ficará e mais difícil será encontrar essas janelas de oportunidade, janelas de arbitragem [...]”.

Também é observado que em função da automatização das bolsas e das negociações realizadas por meio de computadores e seus softwares, está ficando cada vez mais difícil o aproveitamento de janelas de arbitragem.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93