A remuneração do capital, ou custo de oportunidade significa o valor que a empresa de tran
Contabilidade e Finanças
13/11/2013
A remuneração do capital, ou custo de oportunidade significa o valor que a empresa de transporte obteria se optasse em investir em outro negócio, independente do formato, ao invés de estar realizando atividades empresariais com frota de veículos.
Assim sendo, a remuneração do capital entra na análise de custos da empresa de transporte como forma de analisar a viabilidade econômica e financeira que a empresa consegue auferir por estar no negócio e também como forma de se comparar com outros tipos de negócios, ou até mesmo com investimentos no mercado financeiro.
Essa análise se torna importante para que o gestor de frotas, ou o empresário do setor possa analisar como está o ganho financeiro que o negócio de frotas está produzindo, pois em algum momento, o negócio pode estar remunerando o capital investido do negócio de forma pequena, ou até mesmo não produzindo o retorno necessário, e desejado, que o empresário deseja obter com o negócio.
Na verdade, quando o empresário inicia o negócio de frotas, ou de transporte, ele deseja obter retornos financeiros com esse negócio, ou seja, ele necessita receber ganhos financeiros (lucros) que satisfarão aos empresários, ou sócios da empresa, como forma de recompensar o capital que fora investido na constituição da empresa.
Quando se faz a análise do custo de oportunidade, está se comparando a remuneração que o capital investido na empresa está produzindo com outras formas de remuneração do capital, que pode ser outros tipos de negócios, ou outros investimentos, que podem ser relacionados ao mercado financeiro, como aplicações em bolsa de valores, em investimentos fixos, e até mesmo na caderneta de poupança.
Para conseguir fazer esta análise é necessário se ter conhecimento financeiro sobre a gestão da empresa de transportes e dos demais indicadores de mercado, que se deseja comparar. Torna-se necessário a coleta e análise dessas informações para poder, em momento posterior, tomar as decisões necessárias para que o retorno do capital seja o melhor.
Assim sendo, para se calcular o custo de oportunidade e conseguir fazer-se a sua análise, é necessário que o gestor de frotas ou o empresário conheça os seus custos totais e a receita total que a empresa está produzindo, para poder encontrar qual o valor do lucro produzido pela empresa.
Após encontrar o lucro produzido em determinado período, que pode ser mensal ou anual, é preciso simular qual seria o lucro produzido se o empresário investisse em outro setor, e comparar qual o melhor resultado.
Por exemplo, suponha-se que a Empresa GAMA@ possui 05 caminhões que transportam soja de Ribeirão Preto para Santos, em um trajeto de 1000 km por viagem (ida e volta). Cada caminhão faz 01 viagem por dia, durante 10 meses do ano (janeiro a outubro), transportando 40 toneladas de soja por viagem. Os caminhões voltam vazios.
O custo total para fazer uma viagem dessas é de R$ 900,00. A empresa cobra R$ 25,00 por tonelada transportada, o que gera uma receita bruta por viagem de R$ 1.000,00. Dessa maneira, supondo que o custo total é de R$ 900,00, a empresa obtém um lucro de R$ 100,00 por viagem, que gerará R$ 100.000,00 de lucro líquido anual.
Essa rentabilidade significa um ganho financeiro da ordem de 11% sobre os custos totais, ou de 10% sobre a receita bruta total. Pode-se dizer que a empresa conseguiu um retorno sobre o capital investido da ordem de 10% a 11% ao ano.
Para fazer a análise do custo de oportunidade, é necessário obter os valores percentuais de outros indicadores. Se considerarmos um investimento financeiro a taxa fixa mensal de 1,28%, por exemplo, verifica-se que esse investimento irá produzir um ganho financeiro percentual anual de 15,35%.
Nesse contexto, se o empresário investisse o seu capital nesse investimento financeiro, iria ganhar ao final de um ano, o índice de 15,35%, ou seja, o seu capital produziria essa taxa de remuneração, sendo mais atrativo que as operações da transportadora. Dessa forma, o valor da diferença entre os índices passa a ser o custo de oportunidade do negócio (15,36% – 11% = 4,36%).
Assim, o empresário necessita tomar alguma decisão quanto ao retorno que a empresa está produzindo, seja em razão das receitas conseguidas, ou dos custos. Uma sugestão seria conseguir algum trabalho para os veículos nos 02 meses em que não existe o transporte de soja.
Outra opção seria conseguir algum tipo de frete para os veículos quando da volta de Santos para Ribeirão Preto, onde os mesmos estão voltando vazios. Se assim conseguisse, diminuiria os custos e aumentariam as receitas, melhorando os índices de remuneração do capital.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93