Modelos de ferramentas de controle internos

O controle das atividades financeiras possibilita ao gestor da empresa, observar antecipadamente as
O controle das atividades financeiras possibilita ao gestor da empresa, observar antecipadamente as

Contabilidade e Finanças

19/11/2013

O setor financeiro da empresa é um dos pontos fortes, tem a responsabilidade de lidar com funções de grande importância, como administrar o dinheiro da empresa, realizar os pagamentos e recebimentos, controlar os gastos e receitas da empresa.

O controle das atividades financeiras possibilita ao gestor da empresa, observar antecipadamente as necessidades de caixa da empresa auxiliando na tomada de decisões, tendo uma melhor visão financeira da empresa.

Uma boa gestão e controle financeiro são importantes para ampliar o patrimônio de uma empresa, além de promover sua continuidade no mercado econômico atual com competitividade e solidez, pois estes controlam os recursos financeiros necessários maximizando os resultados.
Os modelos de controle no setor financeiro podem ser: Controle interno contas a pagar; Controle interno contas a receber; Controle interno bancos; Controle interno caixa.

Os modelos de controle interno ainda podem ser: Controle interno estoques; Imobilizado, etc.

Controle interno contas a pagar
O contas a pagar é formado por todas as obrigações com terceiros. Conforme Crepaldi (2011, p. 629) “as obrigações representam fontes de recursos e reivindicações de terceiros contra os ativos da empresa”.

A origem do contas pagar se dá pela necessidade da empresa em adquirir algum bem ou serviço para a continuidade de suas atividades com pagamento futuro, estes são registrados no passivo.
As obrigações da empresa compreendem normalmente os seguintes grupos:

• Fornecedores a pagar;

• Empréstimos a pagar;

• Impostos a pagar;

• Salários a pagar e encargos sociais a recolher.

Pois se a empresa mantiver um eficiente sistema de controle interno no setor de contas a pagar, poderá ter uma administração eficiente. Com o controle dos pagamentos a serem realizados a empresa poderá ter com clareza quais fornecedores devem ser pagos.

Controle interno contas a receber

As operações de vendas de mercadorias, produtos ou serviços a prazo, ou seja, para posterior recebimento geram para as empresas um direito, este é registrado no ativo como contas a receber, sendo baixada após o pagamento por parte do comprador.

É preciso adotar procedimentos de controles para acompanhamento do cumprimento pelos clientes, dos prazos de pagamentos concedidos. Tais procedimentos tendem a diminuir os riscos de prejuízos, não só porque permitem que providências imediatas sejam tomadas com relação às contas em atraso, como também porque apresentam um importante instrumento de avaliação do desempenho da área de cobrança da empresa.

Para a empresa manter um bom controle das contas a receber precisa ter em boa forma de organização:

• Um sistema de cadastro dos clientes, com todas as informações possíveis sobre nome completo, dados pessoais, endereço, referências familiares e comerciais, etc.;

• Um serviço de cobrança bem organizado;

• Uma carteira de títulos bem organizada, constantemente vistoriada e em perfeita conexão com os serviços de cobrança;

• Preferência por recebimentos via bancária.


controle interno setor de estoque

O controle interno no setor de estoque deve ser eficiente, já que é por meio dele que são controladas as mercadorias que a empresa adquire.

Um sistema de controle de estoques deve assegurar, segundo Gramling; Rittenber e Johnstone (2012) o seguinte:

• Se todas as compras foram autorizadas;

• Há contabilização tempestiva, precisa e completa das transações envolvendo estoque;

• O recebimento de estoques adequadamente controlado e testado independentemente para verificar que sua qualidade está de acordo com os padrões da empresa.

• O sistema de contabilidade de custo deve estar atualizado.

• Um sistema de inventário adequado;

• Todos os produtos devem ser examinados;

• A administração deve analisar periodicamente os estoques, tomando decisões a respeito de estoques excessivos e procurar um modo de minimizar perdas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93