Como é feita a importação de veículos novos?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode importar veículos novos
Qualquer pessoa física ou jurídica pode importar veículos novos

Contabilidade e Finanças

06/01/2014

Qualquer pessoa física ou jurídica pode importar veículos novos desde que não seja em quantidade e que não aponte como método de comércio e que também não seja habitual. Porém é necessário cumprir várias determinações impostas pela Receita Federal, assim como efetuar o pagamento dos impostos cobrados para a entrada do veículo no Brasil.

Primeiramente é necessário procurar a Receita Federal e buscar um despachante alfandegário para que o mesmo consiga a liberação do veículo no porto. O despachante auxiliará com as instruções de todos os procedimentos legais de forma a evitar futuros problemas na negociação.
É de grande ajuda ter alguém no país de origem do veículo para que seja realizada a negociação do mesmo a fim de garantir o pagamento para que o veículo seja entregue para embarque. Por isso é solicitado o pagamento antecipado para que o embarque se concretize.

Existe todo um processo que precisa ser realizado na Receita Federal que começa com o pedido de autorização da mesma. Depois disso é realizada a emissão da fatura do vendedor que depois deverá ser enviado para o Brasil para que o comprador possa apresentar na Receita Federal, depois disso a Receita Federal emitirá uma guia de importação.

Depois é realizado o pagamento do valor do veículo em um banco autorizado, logo a Receita Federal emitirá um documento dizendo que autoriza a importação. É através deste documento que o vendedor conseguirá emitir a Nota Fiscal e enviar o veículo para embarque no porto.

Em porto brasileiro é necessário realizar o pagamento para a liberação do veículo. Esta despesa é de R$40 mil (U$20 mil).

Confira abaixo alguns dos modelos que podem ser importados:

- Volkswagen;
- Volvo
- Toyota
- Skoda;
- Renault;
- Porche;
- Peugeot;
- Opel;
- Nissan;
- Mitsubishi
- Mercedes;
- Mazda;
- Lexus;
- Lamborguini
- Jeep;
- Jaguar;
- Hummer;
- Honda
- Ford
- Ferrari;
- Dodge;
- Citroen;
- Chrysler
- Cadillac
- BMW;
- Bugatti
- Buick
- Bentley;
- Audi
- Aston Martin
- Acura


Fonte:

Receita Federal do Brasil. Disponível em: < http://www.receita.fazenda.gov.br/ > Acesso em 27/11/2013.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93