As organizações de cargos trabalhistas

As organizações perceberam que o grande diferencial em suas atividades
As organizações perceberam que o grande diferencial em suas atividades

Contabilidade e Finanças

05/02/2014

Atualmente, as organizações perceberam que o grande diferencial em suas atividades, principalmente nas empresas são as pessoas, pois os demais aspectos se transformaram em aspectos totalmente semelhantes para todas as organizações, pois todas tem condições de possuírem tecnologias, novos equipamento, máquinas, informação, etc.


Dessa maneira, o que diferencia são as pessoas, visto que sempre serão necessários ter-se pessoas para desempenharem as mais diversas função e atividades, pois, por mais tecnificada que uma empresa possa ser, sempre será necessário ter pessoas, pois é praticamente impossível uma empresa operar e desempenhar as sua atividades empresariais, visando alcançar os seus objetivos, sem ter pessoas. Isso não existe e nunca existirá, pois existe a limitação da utilização das máquinas e equipamentos.


As máquinas desempenham papéis eficientemente nos aspectos que são operacionais, ou seja, aqueles aspectos onde é necessário a utilização de força física, ou atividades repetitivas manuais, por exemplo, onde a principal característica desse tipo de atividade é a produção. Nesse aspecto, as máquinas, em suas diversas formas, são grandiosamente melhores e eficientes comparando-se com as pessoas, visto que o nível de produtividade é aumentado grandemente, com qualidade, padronização e velocidade.


No entanto, as atividades que são caracterizadas como táticas ou estratégicas não são possíveis de serem substituídas totalmente pelas máquinas. Nessas atividades, a característica principal diz respeito ao raciocínio, ao planejamento, a programação, entre outras, e essas atividades só podem ser realizadas pelas pessoas.


Neste aspecto é que as empresas perceberam que as pessoas é que fazem a diferença, pois somente as pessoas podem desempenhar atividades que agreguem valor para a empresa, de forma global ou específica.


Então, em maior ou menor escala, sempre existirão pessoas exercendo atividades nas empresas e existindo pessoas, a empresa necessita estudar e analisar os diversos aspectos inerentes ao trabalho das mesmas, começando pelos cargos, pois as pessoas ocupam cargos nas empresas, realizando tarefas, funções e atribuições, que unidas, produzirão todos os aspectos do negócio da mesma e atingirão os seus objetivos.
Mas o que é um cargo?
Cargo é a junção de todas as atividades que uma pessoa, que é o ocupante do cargo, desempenha em determinada organização. O cargo deve obrigatoriamente ocupar uma posição no organograma da empresa. Assim sendo, o cargo é composto por tarefas, atribuições e funções que a pessoa ocupante do cargo deve desempenhar no condizente ao seu posto ocupado na empresa e para a cooperação no alcance dos objetivos empresariais.


Quando se expõe sobre cargo nas organizações deve-se atentar que o cargo em si próprio possui uma denotação muito simples, fato que em muitas ocasiões acaba criando-se uma certa confusão entre as definições de cargo, tarefa, atribuição e função e consequentemente, sobre o salário, que pode mudar em função dessas quatro definições anteriores.


Dessa maneira, quando fala-se de TAREFA, entende-se que seja todas as atividades que o ocupante do cargo deva exercer para que se caracterize o cargo que é feito. Por exemplo, existe o cargo de tratorista, mas as tarefas do tratorista são inúmeras e são todas aquelas que o ocupante desse cargo necessita executar no seu dia a dia para atingir os objetivos desse cargo. Uma tarefa do cargo tratorista seria abastecer com combustível o seu trator, ou lavá-lo em determinado momento, entre outras tantas que se fazem presente na sua rotina diária. A tarefa pode ser realizada diariamente, semanalmente, mensalmente ou em outro nível de periodicidade de acordo com cada cargo. Por exemplo, o tratorista necessita lavar o trator semanalmente, mas abastecê-lo com combustível diariamente.


Já a ATRIBUIÇÃO é bem semelhante a tarefa, pois consta de todas as atividades executadas pelos ocupantes de determinado cargo, sendo uma atividade atribuída a cargos diferenciados, sendo atividades mais complexas e sofisticadas, com maior detalhamento do uso intelectual e menos físico.


A FUNÇÃO é uma série de tarefas ou atribuições que são exercidos de maneira rotineira e sistemática pelos ocupantes do cargo. Dessa maneira,a função é agregadora de várias tarefas ou atribuições ou ambas, no desempenho de todas as atividades pertinentes ao cargo.
O CARGO nada mais é do que um conjunto de funções, formado por tarefas e atribuições, ocupando uma posição estruturada no organograma. É pelo cargo que as relações e toda a movimentação no organograma são definidos. Desse modo, todo cargo possui uma série de responsabilidades, ou as principais funções, atribuições e tarefas agrupadas e que são feitas de acordo com a periodicidade definida pela organização, e outros cargos possuem, em função de seu posicionamento no organograma, a autoridade, que consta de atitudes e atividades de poder e comando.


Dessa maneira, em função da posição do cargo na estrutura organizacional da empresa, consegue-se analisar como acontece a hierarquia da mesma, bem como os critérios de subordinação e vínculos profissionais dos cargos ocupantes do desenho organizacional como um todo.


Os cargos podem ser classificados de acordo com as suas respectivas atribuições e em função de seu posicionamento na estrutura organizacional da empresa, podendo haver quatro níveis de cargos que são os mais utilizados:

a) Cargos Operacionais: são os cargos que ocorrem em ocupações na linha de produção, sendo caracterizados por tarefas e atividades simples e repetitivas. Como exemplo deste tipo de cargo pode-se citar Mecânicos de Produção, tratoristas, soldadores, entre outros tantos.

b) Cargos Administrativos:
São aqueles cargos que existem como suporte para todas as atividades administrativas que a empresa desempenha. Dependendo do tipo, porte e tamanho da organização, os cargos administrativos podem ser muito extensos, tendo-se muitos cargos ao longo do organograma, ou possuírem menos cargos, com poucos níveis hierárquicos.

c) Cargos Técnicos: são os cargos que possuem algum tipo de função especializada e que desempenham suas atividades em determinado setor ou departamento da organização em virtude de suas características, como certas habilidades especificas que acabam servindo de apoio às áreas principais do negócio principal da organização. Pode-se citar como exemplo, os consultores em gestão, em tecnologia, os auditores, etc.

d) Cargos Executivos: são aqueles cargos que exercem função de comando, direcionando e orientando as equipes no alcance dos objetivos que a empresa deseja alcançar. Como exemplo, pode-se citar os cargos de gerentes, chefes e supervisores.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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