Conceito de valor
Valor é tudo aquilo que atribuímos preço. Portanto, podemos dizer que temos uma noção de valor de determinado imóvel, seja por região ou localidade. Porém, não conseguimos definir precisamente qual é o real valor do imóvel. Isto porque, este valor é o resultante de várias análises, a maior parte das quais de origem subjetiva entre comprador e vendedor, e, portanto, não podem ser medidas ou comparadas.
Os três fatores principais do valor das coisas são:
- Utilidade;
- Raridade;
- Desejo de obtenção ou procura.
Estes três fatores principais analisados isoladamente podem não ser a causa do valor, mas os conjuntos de todos formam algo mais assertivo. Veremos cada um dos fatores:
Utilidade
O ar é de uma utilidade vital para a sobrevivência dos seres humanos, e sendo valiosíssimo no sentido de manter a vida, não tem, entretanto, valor, pois poderemos obter toda quantidade que precisamos, mas não podemos trocá-lo por outras coisas. Raridade
A Raridade por si só não gera o valor. Neste sentido, vale a percepção de cada pessoa em querer algo do que necessita e acredita ter valor para a coisa adquirida.
Desejo de obtenção e procura
A coisa desejada, mesmo que exclusivamente, também não é a causa de valor. Por exemplo: por mais que o planeta Marte seja desejado, não pode ser possuído e por isso mesmo não pode ser trocado por outras coisas.
Entre as numerosas definições de valor, a mais aceita entre todas, talvez, é a fórmula entre o vendedor desejoso que vende para um comprador desejoso, ambos se achando inteirados das possibilidades econômicas da coisa a ser negociada.
Por outro lado existem numerosas espécies de valor, por exemplo: valor histórico, valor estimativo, valor de compra, valor de venda, valor de locação, valor de mercado, etc.
Destas espécies de valor, a que mais interessa ao público geral, e, portanto nas avaliações, é o valor de mercado, porque se admite ser o que resulta da livre ação dos fatores e forças econômicas da lei da oferta e procura. Valor de mercado é um valor bilateral (entre duas partes interessadas) que implica a existência de um vendedor e de um comprador em um mercado que abrange a grande maioria das pessoas interessadas.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93