11/03/2014
Macroeconomia
A Macroeconomia é uma ramificação da ciência econômica que visa estudar, medir e observar uma economia nacional ou regional como um todo. Esta ramificação é um dos dois pilares da economia, o segundo é a microeconomia, onde definiremos mais adiante.
O conceito fundamental da macroeconomia refere-se a do sistema econômico, isto é, uma organização que envolva recursos produtivos. A estrutura macroeconômica é composta por cinco mercados:
- Mercado de Bens e Serviços;
- Mercado de Trabalho;
- Mercado Monetário;
- Mercado de Títulos;
- Mercado de Divisas;
A macroeconomia estuda as principais tendências obtidas através dos processos microeconômicos da economia, no que pertence principalmente à produção, geração de renda, uso de recursos, comportamento dos preços e o comércio exterior. Os desígnios principais da macroeconomia são:
- crescimento da economia;
- pleno emprego;
- estabilidade de preços;
- controlo inflaciário;
Microeconomia
Também conhecida como teoria dos preços, a Microeconomia estuda a formação de preços no mercado de modo a estudar como o consumidor interage e decide qual o preço e quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.
A Macroeconomia visa estudar o comportamento da Economia como um todo, de modo a considerar as variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais. Enquanto isso, a microeconomia preocupa-se com a formação de preços e bens e serviços (exemplo, milho, automóveis) e de fatores de produção (lucros, salários) em mercados específicos.
Este segundo pilar da economia estuda as interações que ocorrem nos mercados através da noção existente e da regulação estatal. Distinguindo o mercado de um produto ou serviços dos mercados de fatores de produção, trabalho e capital. A concorrência e o monopólio são estudados em função de suas consequências, em termos de comportamento e da eficiência econômica. É realizada assim uma análise de mercado a partir das conjecturas simplificadoras que são: racionalidade dos agentes e equilíbrio parcial, e uma análise no equilíbrio geral ajudam a avaliar os resultados sobre os demais mercados, podendo assim compreender as interações e as estruturas que podem ajudar a aproximar-se de um equilíbrio.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Ciências Econômicas e Introdução à Economia e Mercado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93