O êxito do profissional corretor dependerá da cultura de valores
Contabilidade e Finanças
14/03/2014
Em todas as derivações da atividade imobiliária, os profissionais devem assimilar que cliente real deve ser mantido e cliente em potencial deve ser conquistado.
Para tanto, não perder as rédeas do negócio, sendo um constante pesquisador de tudo o que acontece no cenário mercadológico. O gestor de marketing deve manter estratégias ininterruptas de “trabalhar prospects”.
Fazer uma pesquisa de mercado, detectando quais as principais expectativas, necessidades e desejos de um determinado público-alvo. Isso se aplica tanto a empreendimentos comerciais quanto residenciais.
Alguns fatores críticos de sucesso:
• Forte relação com as características do consumidor.
• Identificação do agente influenciador da compra.
• Percepção e antecipação às ações da concorrência.
Um corretor que esteja intermediando uma venda de imóvel, por exemplo, jamais deve esquecer que seu cliente espera todo o empenho do corretor, na consecução de sua intenção de lucrar com a venda do imóvel.
Talvez alguns clientes não percebam, mas o corretor não pode ignorar que poderá trabalhar com o melhor imóvel possível, mas, se sua habilidade, sua persuasão, resumidamente, seus serviços não forem bem conduzidos, poderá significar a perda do cliente, e o que é pior, a disseminação de sua inabilidade no exercício da profissão.
Acrescentamos que, para que haja maior probabilidade de sucesso em seus negócios, o corretor deverá trazer consigo alguns valores e crenças:
1. Amor e Dedicação.
Não apenas à profissão, mas, principalmente, à empresa em que atua. Um corretor pode se sentir muito confortável na profissão, mas caso não assimile e defenda a empresa, sua política, filosofia e objetivos não farão sucesso.
2. Espírito Inquieto.
Superar-se a cada desafio. Acreditar que pode ser melhor, autoconfiança. Este é um princípio que forja um bom profissional de imóveis.
3. Conhecer Processo Decisório de Compras.
Todo corretor de imóveis deve entender que a decisão de compra é sempre uma coletânea de decisões. A partir deste conhecimento, sua tarefa sempre estará associada à necessidade de descobrir respostas, que justifiquem estas decisões, para auxiliá-lo em sua missão.
4. Conhecer o Mercado.
O mercado é o verdadeiro fator determinante da evolução das empresas. A globalização dá muita força ao mercado, que movimenta as economias abertas. Portanto, o profissional deve ser incansável pesquisador, entender suas oscilações e tendências. Só assim, estará preparado para avançar, ou ainda, compreender suas eventuais retrações.
5. Cultivar Valores Éticos.
O êxito do profissional corretor dependerá da cultura de valores, que permite o bom desempenho não só pessoal, mas do grupo de colegas corretores. Perseverança, paciência, espírito de equipe, responsabilidade, versatilidade, educação, flexibilidade, lealdade, companheirismo e ser ético, naturalmente.
6. Controle das Vendas.
O controle do rendimento das vendas é fundamental para que, baseado em parâmetros preestabelecidos, consiga-se obter dados sobre a performance de vendas. Este tipo de controle permite evidenciar como está atuando a equipe e eventuais tomadas de decisões para correções.
7. Treinamento.
Sempre que necessário, o treinamento da equipe deverá ser realizado. O treinamento atualiza, motiva e faz com que todos os envolvidos esclareçam dúvidas sobre os produtos novos e outros assuntos que, porventura, estejam com problemas operacionais.
8. Reuniões Periódicas.
Reunir o grupo é criar oportunidade para que se ouçam opiniões sobre problemas que, muitas vezes, os dirigentes não estão enxergando. Sugestões, críticas ou abordagens sobre projetos bem-sucedidos devem, se possível, ser discutidos com toda a equipe envolvida.
9. Saber Competir.
O mercado é competitivo. Nem sempre o cliente fecha a transação imobiliária. O verdadeiro corretor eficaz procura fazer com que, cada vez menos, o cliente procure seus concorrentes. Mas, todos sabem que isso dependerá não apenas do corretor, mas de inúmeros outros fatores.
Lembre-se de que muitas vezes, quando as vendas não estiverem acontecendo de acordo com o planejado, os dias poderão parecer nublados ou chuvosos. Mas isto não significa que outros dias não virão ensolarados e cheios de realizações. Aliás, a natureza é sábia, e todos sabem da necessidade da chuva para que germinem as sementes e o ciclo da vida continue.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
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