Ao analisarmos este horizonte complexo e abrangente (pois em todos os estados existem submoradias), podemos entender melhor as responsabilidades do corretor de imóveis. Afinal, é este profissional que está presente em momentos extremamente relevantes nas trajetórias das famílias brasileiras, ocasião em que se alcança um mínimo de segurança por meio da aquisição da moradia própria.
Em outras palavras, ao mesmo tempo em que a atividade imobiliária contribui para a redução dos problemas sociais, é também agente que fomenta o crescimento da economia na geração de produtos e serviços que ampliam o produto interno bruto e, consequentemente, do outro lado da moeda, renda para todos os agentes envolvidos.
Em novembro de 2007, divulgou-se que o déficit habitacional brasileiro atingiu 7,964 milhões de residências em 2006 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo aponta que o déficit relativo (número de casas existentes, dividido pelo número de casas necessárias para suprir a demanda) atingiu 14,6%, com redução de 0,3 ponto percentual em 2005.
Abaixo, relacionamos os estados com os maiores déficit:
São Paulo (1,517 milhão).
Rio de Janeiro (752 mil).
Minas Gerais (632 mil).
Em termos relativos, os maiores déficits estão no Maranhão (38,1%), Amazonas (33,7%) e Pará (33,5%). Os menores déficits relativos estão em Santa Catarina (8,8%), Paraná (8,9%) e Espírito Santo (9,8%).
Do total do déficit, 59% são domicílios considerados "subnormais". São Paulo e Rio são os estados com a maior parte das habitações nesta categoria.
O IBGE considera subnormal o "conjunto constituído por um mínimo de 51 unidades habitacionais, ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno alheio, disposto, em geral, de forma desordenada, densa e carente, em sua maioria, de serviços públicos essenciais". O número de domicílios deste tipo, em 2007, no Brasil, é de 1,972 milhão.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93